Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Jean Piaget foi um psicólogo suíço conhecido por sua teoria do desenvolvimento cognitivo, que descreve como as crianças constroem o conhecimento e a compreensão do mundo ao seu redor. Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo humano: 

Lev Vygotsky foi um psicólogo russo que viveu no século XX e é considerado um dos mais importantes teóricos da psicologia da aprendizagem. Sobre o pensamento desse teórico, assinale a alternativa INCORRETA.

Dentre as teorias de conhecimento e aprendizagem, cita-se a teoria de Skinner que avaliou o comportamento da conduta humana. Para Skinner, eventos/comportamentos de caráter mental como o pensar, sentir, ouvir, ver, dentre outros, não são úteis para explicar a conduta humana. Embora não negue a existência desses eventos mentais, sua teoria defende que o ser humano é controlado por influências externas (meio) e não por processos internos. Em suas investigações, Skinner trabalhou com o método experimental, realizando vários estudos com animais, os quais nos ajudam a entender seus conceitos e proposições. Em um deles, um rato privado de alimento foi colocado em uma caixa, denominada de câmara operante. Explorando o espaço da caixa, o rato acidentalmente acionou uma alavanca que liberou comida. Após a repetição dessa ação pelo animal, seguida de novas liberações de comida (reforço) pelo experimentador, o rato aprendeu a acionar a alavanca para obter o alimento.
Fonte: Nunes, Ana Ignez Belém Lima. Psicologia da aprendizagem/Ana Ignez Belém Lima Nunes e Rosemary Nascimento Silveira. -3. ed. rev. - Fortaleza: EdUECE, 2015.
Diante do exposto, qual das alternativas expressa corretamente a teoria da conduta humana, segundo o texto? Marque a alternativa correta:

Piaget e Vygotsky expressam a concepção da criança como um ser ativo, atento, que, constantemente, cria hipóteses sobre o seu ambiente. (...) Quanto ao papel da aprendizagem, Piaget acredita que a aprendizagem se subordina ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.

Fonte: http://monografias.brasilescola.com/psicologia/piagetvygotsky--diferencas-semelhancas.htm


Nesse contexto, analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, falso:


(__)Piaget privilegia a maturação biológica, e, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios.


(__)Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão, para ele, a formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem.


(__)Vygotsky privilegia o ambiente social, e, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará, para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida.


(__)Na concepção de Vygotsky, a aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

O ensino é repleto de desafios, diariamente ao professor são impostas exigências em situações que envolvem a imprevisibilidade, a imediaticidade e a simultaneidade. Um dos desafios encarados pelo professor diariamente é o dos problemas relacionados à aprendizagem. Portanto, uma das ações do professor que pode auxiliar no processo de aprendizagem do aluno é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis