Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

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Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

#Questão 944597 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

A teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área do conhecimento que se denomina aprendizagem. Ela apresenta o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem e quais são as variáveis independentes, dependentes e intervenientes, tentando explicar o que é aprendizagem, porque ela funciona e como funciona. No caso das teorias de aprendizagem, são três as filosofias subjacentes: a comportamentalista (behaviorismo), a humanista e a cognitivista (construtivismo). Analise as proposições a seguir sobre filosofia da aprendizagem e assinale a CORRETA.  

A psicologia moderna começou a se estabelecer apenas no final do século XIX, por meio os estudos de Wundt, Weber e Fechner. Assim, o status de ciência atribuído à psicologia foi conquistado quando ocorreu seu desligamento da filosofia e seu objeto de estudo foi definido: o comportamento; a vida psíquica; a consciência. As descrições a seguir estão relacionadas às abordagens que deram origem dos estudos psicológicos; analise-os.
I. O que os homens fazem e porque fazem? Esta é a pergunta do pioneiro da corrente considerada a primeira sistematização genuína de conhecimentos em psicologia. Essa corrente se preocupava em compreender o funcionamento e a adaptação da mente dos indivíduos ao meio em que estão inseridos. II. Seus fundadores buscaram estudar os estados elementares da consciência, como a estrutura do sistema nervoso central. O método de observação é o introspeccionismo, e os conhecimentos psicológicos produzidos são eminentemente experimentais, isto é, produzidos a partir do laboratório. III. Primeira teoria de aprendizagem na psicologia. A premissa dessa escola é que a aprendizagem ocorre por meio de um processo de associação de ideias, das mais simples às mais complexas. Formulou a lei do efeito, compreendida como um processo de reforço associado à aprendizagem.
As descrições referem-se às abordagens:

É fundamental a atuação do psicólogo diante das situações de indisciplina e violência no contexto escolar. Pesquisadores contemporâneos da psicologia escolar e educacional crítica apontam que a escola é um lugar de constante crise de autoridade. Assim, cabe ao/à psicólogo/a 

Acerca dos encaminhamentos para a psicologia escolar e Educacional, analise os dois casos:

     Caso 1: Um menino de 6 anos, aqui chamado C., foi encaminhado pela escola para um psicólogo, com as seguintes queixas: não faz a lição de casa nem em sala de aula; não para quieto na sala de aula; desafia a professora e ri quando ela fica irritada; perturba as meninas durante a aula e no recreio; desobedece na escola e em casa; inventa histórias e fala o dia inteiro, até mesmo quando está sozinho.

    Caso 2: F. é um menino de 9 anos que possui as seguintes queixas escolares: vive no “mundo da lua”; não faz a lição de casa nem na escola; distrai-se com qualquer coisa; é “bonzinho” e todos se preocupam, pois não consegue aprender; mesmo quando estuda, na hora da prova esquece tudo e acaba tirando notas baixas.

Comissão de Psicologia e Educação do CRP-RJ (Org.). Conversações em Psicologia e Educação.Rio de Janeiro: Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, 2016. p.13.


Das possíveis problematizações referentes ao encaminhamento ao setor de psicologia nas escolas, a/o psicóloga/o escolar/educacional deve considerar que

  I. ela/e tende a compreender o fenômeno do fracasso escolar como algo da ordem do psiquê do indivíduo, desconsiderando o contexto escolar na compreensão do fenômeno;

 II. o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode ser diagnosticado por um médico especialista na área da neurologia, a partir de exames clínicos;

III. a bula do medicamento mais utilizado para o tratamento de TDAH, o cloridrato de mitilfenidato, recomenda que as crianças passem um período sem o medicamento, especialmente, durante as férias escolares;

IV. atualmente, nas escolas, apenas os alunos diagnosticados, a partir de exames físicos e laboratoriais, são tratados como crianças com transtornos neurológicos.

verifica-se que estão corretas apenas 

As pesquisas de Piaget procuraram responder a seguinte questão: como se passa de um estado de menor conhecimento para outro de maior conhecimento? Com relação as concepções sobre desenvolvimento e aprendizagem segundo a psicogênese piagetiana, assinale a alternativa CORRETA.

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