Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Julgue o item a seguir. 


Vygotsky construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social.

Julgue o item a seguir. 


Assimilação e acomodação são conceitos da teoria de Piaget que estabelecem passos do processo de ensinoaprendizagem. A assimilação ocorre sempre que um organismo utiliza algo do ambiente e o incorpora. A acomodação consiste na modificação das estruturas ou esquemas aos novos dados. Um exemplo da acomodação no dia a dia é quando uma criança está aprendendo a reconhecer os animais e o único animal que ela criou um esquema organizado é o cachorro, e, sendo assim, todos os animais que ela tiver contato, que for quadrúpede e aparentar mesmas cores e semelhantes, ela reconhecerá como um cachorro.

Julgue o item a seguir. 


A educação cognitiva, tendo em vista a forma harmoniosa do desenvolvimento cognitivo e emocional dos sujeitos, tem como propósito oferecer ferramentas psicológicas que permitam potencializar a capacidade de aprender. Ao defender uma perspectiva ativa do diagnóstico do potencial de aprendizagem, a educação cognitiva pretende em primeiro lugar aproximar-se da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) do indivíduo, ou seja, do seu nível de modificabilidade cognitiva, conceito estudado e estabelecido pelo teórico Jean Piaget.

A escola de educação infantil é um espaço em que as crianças concretizam travessuras. A exploração dos espaços é um atrativo e, portanto, elas são mais suscetíveis a acidentes pela inquietação e imprevisão natural da faixa etária. Por esse motivo, alguns cuidados no ambiente físico devem ser tomados. Assinalar a alternativa que NÃO corresponde a um desses cuidados.

As provas projetivas são utilizadas no contexto psicopedagógico como um meio de análise e depuração do sistema de hipóteses e devem ser aplicadas quando há suspeita de implicações emocionais ou vínculos negativos com a aprendizagem. Quando se aplica uma prova projetiva, o sujeito projeta para fora de si o que se recusa a reconhecer em si mesmo ou o ser em si. Segundo professor Jorge Visca, são recursos, dentre outros, para a compreensão de variáveis emocionais que condicionam, de forma positiva ou negativa a aprendizagem. Sobre as informações dadas, é possível afirmar que se trata de uma das provas projetivas utilizada em um diagnóstico psicopedagógico; assinale-o.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis