Questões de Pedagogia do ano 2023

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2023

Atividades permanentes são aquelas que respondem às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância. A escolha dos conteúdos que definem o tipo de atividades permanentes a serem realizadas com frequência regular, diária ou semanal, em cada grupo de crianças, depende das prioridades elencadas a partir da proposta curricular. São consideradas atividades permanentes, EXCETO: 

#Questão 958888 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), FURB, 2023, Prefeitura de Schroeder - SC, Professor B - Ciências - Ensino Fundamental (Anos Finais)

Para ensinar, é fundamental que seja realizado um planejamento, o qual serve como guia para o professor na sua prática. Portanto, planejar é uma atividade que está presente na educação, a qual é indispensável na busca por uma educação de qualidade.
Fonte: SOUZA, José Clécio Silva de; SANTOS, Mathéus Conceição. Planejamento escolar: um guia da prática docente. Revista Educação Pública, v. 19, nº 15, 6 de agosto de 2019.
Sobre o tema planejamento docente, assinale a alternativa correta: 

#Questão 958889 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FURB, 2023, Prefeitura de Schroeder - SC, Professor B - Ciências - Ensino Fundamental (Anos Finais)

O marco no processo de sistematização da Didática foi a Didactica magna , escrita em 1638 pelo tcheco Jan Amós Comenius (1592-1670). Comenius viveu em um dos períodos mais conturbados da Europa, com longas e contínuas guerras religiosas: a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Os profundos sofrimentos pelos quais ele passou o levaram a buscar alternativas para educar melhor o ser humano e possibilitar-lhe uma vida mais digna. Portanto, a intenção de Comenius foi: (I), de tal forma que ele introduziu no cenário pedagógico, a ênfase: (II), portanto, sendo assim considerado como: (III).
Fonte: Maia, Christiane Martinatti; Scheibel, Maria Fani. Didática: Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Marque a alternativa que substitua, respectiva e corretamente, os itens I, II e III:

#Questão 958890 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), FURB, 2023, Prefeitura de Schroeder - SC, Professor B - Ciências - Ensino Fundamental (Anos Finais)

Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é por meio do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Fonte: Silva, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Nesse contexto, assinale o conceito que corretamente se relaciona às teorias críticas do currículo:

#Questão 958891 - Pedagogia, Legislação da Educação, FURB, 2023, Prefeitura de Schroeder - SC, Professor B - Ciências - Ensino Fundamental (Anos Finais)

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, direito público subjetivo de todo cidadão brasileiro. Todavia, a realidade educacional do país tem mostrado que essa etapa representa um gargalo na garantia do direito à educação. Para além da necessidade de universalizar o atendimento, tem-se mostrado crucial garantir a permanência e as aprendizagens dos estudantes, respondendo às suas demandas e aspirações presentes e futuras. Portanto, ao que concerne a essa modalidade educacional, o que está caracterizado na BNCC? Analise os itens a seguir:
I.A escola deve garantir aos estudantes serem protagonistas de seu próprio processo de escolarização.
II.A escola deve favorecer as diversidades, intensificando-as e promovendo, de modo intencional e volátil, o respeito à pessoa humana, aos seus direitos e majoritariamente ao cumprimento dos seus deveres.
III.A escola deve assegurar-lhes uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, permita-lhes definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.
IV.A escola deve reconhecê-los como interlocutores legítimos sobre currículo, ensino e aprendizagem.
É correto o que se afirma em:

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