Questões de Pedagogia do ano 2023

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2023

“Um dos maiores objetivos para o estudo da Matemática na escola é desenvolver a habilidade de resolver problemas. [...] não só pela sua importância como forma de desenvolver várias habilidades, mas especialmente por possibilitar ao aluno a alegria de vencer obstáculos criados por sua própria curiosidade, vivenciando, assim, o que significa fazer Matemática.” (SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2000, p. 13).
A partir do excerto do texto acima, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) Os grupos de trabalho tornam-se indispensáveis nas propostas de resolução de problemas.
( ) Os erros fazem parte do processo de aprendizagem, devendo ser explorados e utilizados de maneira a gerar novos conhecimentos.
( ) Para resolver problemas é preciso que as crianças sejam leitoras.
( ) O registro das resoluções de problemas na Educação Infantil pode ocorrer através da oralidade, desenho, escrita e linguagem matemática.
( ) Para resolver problemas as crianças precisam ter algum conhecimento sobre operações e sinais matemáticos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

As problematizações, de acordo com Katia Smole devem ser uma constante nas aulas, desde a Educação Infantil. Sendo assim, no planejamento do professor deve sempre haver uma situação–problema a ser discutida e resolvida pelas crianças. Nesta concepção, existem várias propostas de resolução de problemas, entre elas, aquelas baseadas em: 

Considerando os estudos de Kátia Smole em relação a Resolução de Problemas, analise os itens a seguir:
I – O conhecimento matemático não se constitui em um conjunto de fatos a serem memorizados. II – Para resolver problemas adequadamente, a criança precisa dominar conceitos numéricos. III – É função do professor observar as ações das crianças na Resolução de Problemas e interferir para que avancem e superem obstáculos.
Assinale a alternativa correta: 

A publicação “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças” (BRASIL, 2009) aborda, em linguagem simples, normas, recomendações e diretrizes para o atendimento de crianças pequenas em ambiente de Creche. Quanto às políticas de creche que respeita os direitos fundamentais da criança, assinale abaixo a única alternativa que não compõe esses direitos:

Ainda refletindo sobre a Resolução Cne/Ceb Nº 4, de 13 de Julho de 2010, são princípios que dão sustentação ao projeto nacional de educação, exceto:

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