Questões de Pedagogia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2023

De acordo com a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Artigo 12.
Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terá a incumbência de notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas, acima de ________________ do percentual permitido em lei. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. 

Analise as afirmativas, a seguir, sobre as etapas do processo de alfabetização, coloque V para verdadeiro e F para falso. Posteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(__) Na fase silábica, a criança começa a compreender que as silabas possuem mais que uma letra (fará a transição de ora utilizar uma letra para cada sílaba, ora reconhecer os demais fonemas das palavras e passar a empregá-los). Mistura a lógica da frase anterior com a identificação de algumas sílabas.
(__) Na fase alfabética, a criança já consegue reproduzir, adequadamente, todos os fonemas de uma palavra caracterizando a escrita convencional. Domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
(__) Na fase pré-silábica, a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. Interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma, cada sílaba representa uma letra.
(__) Na fase silábica-alfabética, a criança começa a desenvolver a percepção de que as sílabas possuem mais de uma letra, mas ainda alterna representações como: BLA (“bola), JANLA (“janela). Geralmente, a primeira sílaba representará, corretamente, o som correspondente. 

Com relação ao documento “Critérios para um Atendimento em Creche”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A presença de pais em eventos promovidos pelas creches não é recomendada.
II – O contato com a natureza não é um direito das crianças, mas, sim, uma mera liberalidade das creches.
III – Os profissionais dispõem de conhecimentos sobre educação infantil. 

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspetos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
O texto, acima, refere-se: 

De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Cabe às secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, visando a definir e a implementar a política estadual para a área, em consonância com a legislação vigente e com os princípios expressos na Política Nacional de Educação Infantil:
I – Ampliar, progressivamente, em colaboração com os sistemas municipais, o atendimento às crianças de 0 até 6 anos de idade com objetivo de atingir toda a demanda em âmbito estadual.
II – Responsabilizar-se, juntamente, com os sistemas municipais de ensino, pela qualidade da Educação Infantil, principalmente, no que diz respeito à formação dos profissionais.
III – Estabelecer diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área.
IV – Incluir a Educação Infantil no Plano Municipal de Educação em consonância com a política local definida para a área.
Está correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis