Questões de Pedagogia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2023

Na obra A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva (2010), a interpretação de escola das diferenças é apresentada como a escola na perspectiva inclusiva, na qual sua pedagogia tem como mote questionar, colocar em dúvida, contrapor-se, discutir e reconstruir as práticas que, até então, têm mantido a exclusão por instituírem uma organização dos processos de ensino e de aprendizagem incontestáveis, impostos e firmados sobre a possibilidade de exclusão dos diferentes, à medida que estes são direcionados para ambientes educacionais à parte.
Nessa perspectiva, e relacionando a ideia de Escola Comum e Educação Inclusiva, é correto afirmar que: 

Relativo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), preencha as lacunas do excerto.
De acordo com o texto aprovado no Conselho Nacional de Educação (CNE), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter ____________________ que define o conjunto orgânico e progressivo de ____________________ que todos os alunos devem desenvolver ao longo das ____________________ da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o ____________________. (BRASIL, 2017). 
Respeitando a ordem em que as sentenças aparecem, assinale a alternativa correta.

A educação pode ser definida pelo processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração.
Imagem associada para resolução da questão


(Tribunal Superior Eleitoral – TSE (2015) apud Lakatos, Eva, M. e Marina de Andrade Marconi, 2019, p. 230.) A partir da análise do quadro, assinale a afirmativa INCORRETA.

Todo conhecimento sobre o passado é também um conhecimento do presente elaborado por distintos sujeitos. O historiador indaga com vistas a identificar, analisar e compreender os significados de diferentes objetos, lugares, circunstâncias, temporalidades, movimentos de pessoas, coisas e saberes. As perguntas e as elaborações de hipóteses variadas fundam não apenas os marcos de memória, mas também as diversas formas narrativas, ambos expressão do tempo, do caráter social e da prática da produção do conhecimento histórico.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 23 out. 2022


O texto apresenta diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que nos levam a pensar a História como um saber necessário para a formação das crianças e jovens na escola.


Nesse sentido, essas diretrizes representam corretamente

No ensino de História, os temas de estudos são necessariamente ligados e perpassados por diversas leituras externas às aulas, sendo em muitos casos objetos de debates e de controvérsias que não podem nunca se limitar ao domínio epistemológico da lógica formal [...]. A apresentação dos temas de estudo de História suscitará, em maior ou menor escala, dependendo do nível e da composição social da classe, uma avaliação inicial por parte dos alunos, que possuem, invariavelmente, um conhecimento prévio sobre temas e conceitos propostos para estudo.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005. p. 240.


O texto levanta uma importante discussão que pode ser relacionada ao planejamento das aulas de História.


Considerando esse entendimento sobre o processo de ensino e aprendizagem, os docentes devem 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis