Questões de Pedagogia do ano 2023

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2023

“A abordagem Sociocultural difere das demais, por colocar no centro do processo ensino-aprendizagem os contextos político, econômico, social e cultural em que ocorre a ação educativa. Um importante representante dessa concepção é _______________________, que pauta seus estudos sobre as origens e a evolução da consciência do homem no Materialismo Histórico. À luz de tal concepção, o autor revela a relação entre linguagem, consciência e constituição da identidade. Ao conceber a aprendizagem como processo sócio- -histórico mediado pela cultura, o estudioso aponta a íntima articulação da aprendizagem com os esquemas de significação e com os quatro planos de desenvolvimento: Filogenético; Ontogenético; Sociogenético e Microgenético.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Considere as informações dadas e a teoria que privilegia os aspectos da personalidade do sujeito que aprende, correspondendo ao “ensino centrado no aluno”. O conhecimento, para essa concepção, existe no âmbito da percepção individual e não se reconhece objetividade nos fatos. A aprendizagem se constrói por meio da ressignificação das experiências pessoais. O aluno é o autor de seu processo de aprendizagem e deve realizar suas potencialidades. A educação assume um caráter mais amplo, e se organiza no sentido da formação total do homem e não apenas do estudante. Valoriza a democracia nas relações, de tal forma que o professor atua como um facilitador da aprendizagem e das relações interpessoais, e deve ser compreensivo com os sentimentos e características de personalidade de seus alunos, criando um clima favorável à aprendizagem. Podemos afirmar que se trata da teoria:

Na obra A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva (2010), a intepretação de escola das diferenças é apresentada como a escola na perspectiva inclusiva, na qual sua pedagogia tem como mote questionar, colocar em dúvida, contrapor-se, discutir e reconstruir as práticas que, até então, têm mantido a exclusão por instituírem uma organização dos processos de ensino e de aprendizagem incontestáveis, impostos e firmados sobre a possibilidade de exclusão dos diferentes, à medida que estes são direcionados para ambientes educacionais à parte.
Nessa perspectiva, e relacionando a ideia de Escola Comum e Educação Inclusiva, é correto afirmar que: 

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a partir de seus princípios e desdobramentos, evidenciam exigências de mudança de mentalidade, de maneiras de pensar e agir dos indivíduos em particular, assim como das instituições e de suas tradições culturais. Neste sentido, as referidas Diretrizes trazem determinações no que se refere ao trabalho com algumas datas de significado histórico e político, como o 13 de maio e 20 de novembro.
Sobre as referidas datas, assinale a alternativa correta. 

A Resolução nº 1, de 13 de novembro de 2020, em seu art. 1º. (§ 5º), afirma que “na ausência de documentação escolar que comprove escolarização anterior, estudantes estrangeiros na condição de migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio terão direito a processo de avaliação/classificação, permitindo-se a matrícula em qualquer ano, série, etapa, ou outra forma de organização da Educação Básica, conforme o seu desenvolvimento e faixa etária”. (BRASIL, 2020).
Sobre o processo de avaliação/classificação, de acordo com a referida Resolução, é correto afirmar que:

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