Questões de Pedagogia do ano 2023

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2023

As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Criciúma (2020) estabelecem as diretrizes para a Educação de Jovens e Adultos, assim determinada: a oferta dessa modalidade de ensino acontece em Núcleos de Educação de Jovens e Adultos, os quais possuem, no mínimo, duas turmas na Unidade de Ensino ou em turmas descentralizadas em regiões com baixa demanda educacional. A distribuição do ano letivo é organizada dividindo-se em dois períodos, ou seja, duas fases semestrais. O estudante é enturmado de acordo com seu histórico escolar, com a possibilidade de concluir do 1º ao 9º ano em cinco anos, sendo que cada semestre/ período corresponde a um ano letivo do Ensino Fundamental da Educação Básica. Assim, a carga horária total é de (X) h/a no primeiro segmento e de (Y) h/a no segundo segmento.
Marque a alternativa CORRETA que substitua o (X) e o (Y) do texto acima.

#Questão 945364 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF-TO, 2023, IF-TO, Professor Ebtt Agropecuária / Agronomia com Ênfase em Engenharia Agrícola

A propósito da formação humana e integral pode se afirmar corretamente. 

#Questão 945365 - Pedagogia, Legislação da Educação, IF-TO, 2023, IF-TO, Professor Ebtt Agropecuária / Agronomia com Ênfase em Engenharia Agrícola

Um dos objetivos da proposta do Currículo integrado e interdisciplinaridade na Educação Profissional e Tecnológica é: 

#Questão 945366 - Pedagogia, Legislação da Educação, IF-TO, 2023, IF-TO, Professor Ebtt Agropecuária / Agronomia com Ênfase em Engenharia Agrícola

A Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica eTecnológica, e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que possuem finalidades, características, objetivos e estrutura organizacional próprias. Isso posto, julgue os itens a seguir:
I. Os Institutos Federais têm por finalidades e características, promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.
II. No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para ministrar em nível de educação superior cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional.
III. Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.
IV. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Docentes e o Conselho Universitário.
V. Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor, 1 (um) Vice-Reitor e 4 (quatro) Pró-Reitores.
Após a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta:

#Questão 945367 - Pedagogia, Legislação da Educação, IF-TO, 2023, IF-TO, Professor Ebtt Agropecuária / Agronomia com Ênfase em Engenharia Agrícola

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 preceitua que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Isso posto, foram estabelecidos princípios a partir do qual o ensino será ministrado. São eles:
I. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
II. Valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas.
III. Gestão tecnocrata do ensino público, na forma da lei.
IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e, se possível, coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
V. Onerosidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
Após a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: 

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