Questões de Pedagogia do ano 2023

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2023

Sobre o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, é correto afirmar que:

#Questão 943369 - Pedagogia, Legislação da Educação, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Pedagogia

A Lei nº 11.645/2008 representa um avanço da sociedade brasileira no sentido da quebra de preconceitos e estereótipos relativos às populações afro-brasileiras e indígenas a partir de modificações curriculares obrigatórias.
A ação adequada ao que determina esta lei é a:

#Questão 943370 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Pedagogia

A gamificação é a aplicação de características e elementos da mecânica dos games (jogos digitais) em outros contextos. Recentemente, com a disseminação da cultura gamer, esse recurso tem sido aplicado também aos processos educativos.
Um exemplo adequado do uso da gamificação é o(a):

#Questão 943371 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Pedagogia

“O surgimento da ciência trouxe consigo uma nova mentalidade. Determinou que a nova ordem de coisas passasse, de estável e permanente, a dinâmica. Tudo está mudando e se transformando. O homem passou a ver tudo em função da mobilidade e da experimentação. Portanto, temos que construir nossa escola, não como preparação para um futuro conhecido, mas para um futuro rigorosamente imprevisível.”
O trecho apresentado acima expressa a posição do pensamento educacional de uma vertente:

#Questão 943372 - Pedagogia, Principais Autores, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Pedagogia

“Se é importante aprender aquilo que se ensina na escola, a função da avaliação será possibilitar ao educador condições de compreensão do estágio em que o aluno se encontra, tendo em vista trabalhar com ele para que saia do estágio defasado em que se encontra e possa avançar em termos de conhecimento. Desse modo, a avaliação não seria tão somente um instrumento para aprovação ou reprovação dos alunos, mas sim um instrumento tendo em vista a definição de encaminhamentos adequados para sua aprendizagem.”
Adaptado de LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2008.
No trecho acima, o autor descreve uma avaliação:

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