Questões de Pedagogia do ano 2022

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2022

“Os sistemas de avaliac?a?o pedago?gica de alunos e de professores ve?m se assumindo cada vez mais com discursos verticais, de cima para baixo, mas insistindo em passar por democra?ticos. A questa?o que se coloca a no?s, enquanto professores e alunos cri?ticos e amorosos da liberdade, na?o e?, naturalmente, ficar contra a avaliac?a?o, de resto necessa?ria, mas resistir aos me?todos silenciadores com que ela vem sendo a?s vezes realizada. A questa?o que se coloca a no?s e? lutar em favor da compreensa?o e da pra?tica da avaliac?a?o enquanto instrumento de apreciac?a?o do que-fazer de sujeitos cri?ticos a servic?o, por isso mesmo, da libertac?a?o e na?o da domesticac?a?o”.

O excerto acima, que versa a respeito da avaliação no contexto escolar, foi escrita por:

Consta nos Para?metros Curriculares Nacionais que a ana?lise das tende?ncias pedago?gicas no Brasil deixa evidente a influe?ncia dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressa as especificidades de nossa histo?ria poli?tica, social e cultural.

Pode-se identificar, na tradic?a?o pedago?gica brasileira, a presenc?a das seguintes grandes tende?ncias:

1. Tradicional
2. Essencialista e natural
3. Renovada
4. Tecnicista
5. Tendências marcadas centralmente por preocupações sociais e poli?ticas

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Consta no artigo 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educac?a?o Nacional (1996) (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013) que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos:

De acordo com o documento intitulado Para?metros Curriculares Nacionais, tal documento auxilia o professor na tarefa de reflexa?o e discussa?o de aspectos do cotidiano da pra?tica pedago?gica, a serem transformados continuamente pelo professor.

São consideradas algumas possibilidades para sua utilizac?a?o:

1. Rever objetivos, conteu?dos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar.
2. Refletir sobre a pra?tica pedago?gica, tendo em vista uma coere?ncia com os objetivos propostos.
3. Preparar um planejamento linear que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula.
4. Discutir com a equipe de trabalho as razo?es que levam os alunos a terem maior ou menor participac?a?o nas atividades escolares.
5. Identificar, produzir ou solicitar novos materiais que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

De acordo com o artigo 4º do Estatuto da Crianc?a e do Adolescente (ECA) Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

A garantia de prioridade compreende:

1. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
2. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
3. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
4. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
5. Garantia de matrícula nas escolas em que as crianças e adolescentes escolherem para estudar.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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