Questões de Pedagogia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2022

É fundamental que a equipe pedagógica e os professores façam o reconhecimento dos diferentes níveis de abrangência e de especificidades do planejamento em educação (FARIAS et al, 2011; VASCONCELLOS, 2002), para que possam analisar as suas múltiplas relações e os seus desdobramentos no campo da prática, na escola e na sala de aula.

A esse respeito, associe corretamente o nível de planejamento à respectiva orientação que o caracteriza.


NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

1 - Sistema de educação

2 - Escola

3 - Curricular

4 - Ensino-aprendizagem


CARACTERÍSTICAS

( ) Abrange a dimensão pedagógica, comunitária e administrativa da escola, sintetizada no Projeto Político-Pedagógico.

( ) Reflete as políticas educacionais e enfrenta os problemas de atendimento à demanda, alocação e gerenciamento de recursos.

( ) Compreende o aspecto didático, refletindo sobre o para que, o que, como ensinar e sobre os resultados das ações realizadas.

( ) Propõe as experiências de aprendizagem e tem como referência os fundamentos das disciplinas, metodologia, conteúdos, processo de avaliação.


A sequência correta dessa associação é

Estudos realizados por especialistas têm comprovado que a correção de um mesmo trabalho, por diferentes professores, recebe diferentes valores; o mesmo acontecendo se a correção for em dias diversos, embora feita pela mesma pessoa. (SANT’ANNA, 2014, p.10).


Com base nos resultados desses estudos, qual o critério correto para corrigir provas dissertativas, de um mesmo tema, tendo em vista avaliar os alunos de uma turma de ensino médio, quanto a níveis de pensamento que envolvam processos mentais?

Em uma turma de 40 alunos, 10 deles, numa escala de qualificações representada por notas que variam de 0 (zero) a 10,0 (dez), obtém-se a qualificação expressa pela nota 7,0 ou mais. Com os outros 30 (75%) obtêm qualificações abaixo de 7,0, chegando a 0 (zero). (Fragmento adaptado: LUCKESI, 2018, p. 202).

Avalie as afirmações sobre o que revelam os dados apresentados no texto acima.


I - A expressão estatística - 75% - se refere à qualidade da aprendizagem individual do aluno.

II - A avaliação do desempenho da turma de estudantes marca o início da avaliação de larga escala.

III - A análise da turma de estudantes está para além daqueles que aprenderam individualmente.

IV - A qualidade satisfatória do desempenho dos alunos está configurada nos dados estatísticos da turma.


Está correto apenas o que se afirma em

#Questão 1052115 - Pedagogia, , ADM&TEC, 2022, Prefeitura de Lajedo - PE, Professor de Ensino Fundamental II - Português

Analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação diagnóstica permite ao educador verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto da aula, bem como identificar possíveis dificuldades de aprendizagem. 
II. A avaliação somativa permite verificar o nível de aprendizado que o aluno alcançou, por meio da atribuição de notas, o que favorece a comparação de resultados obtidos entre os alunos, permitindo fazer uma classificação dos alunos por notas.
III. A avaliação da aprendizagem deve ser um momento de reflexão e, por isso, não deve ser estática nem ter caráter classificatório. Ela é, fundamentalmente, o acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento e, nesse sentido, o professor precisa desauxiliar o educando durante todo o caminho da aprendizagem.

Marque a alternativa CORRETA:

#Questão 1052116 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, ADM&TEC, 2022, Prefeitura de Lajedo - PE, Professor de Ensino Fundamental II - Português

Analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação formativa pode acontecer periodicamente e serve para analisar o processo de aprendizagem de cada aluno, identificando possíveis dificuldades, e, a partir daí, orientar o aluno sobre o que ele aprendeu e o que ainda precisa aprender sobre determinado conteúdo.
II. A avaliação faz parte do processo de ensino-aprendizagem, mas não necessariamente deve ser realizada somente ao final de cada unidade de ensino, senão ao longo de todo o processo, através de diferentes atividades. Ela deve contemplar o aluno e o curso como um todo. Ou seja, o processo de avaliação não deve estar concentrado apenas no aluno, mas deve se estender ao sistema como um todo.
III. A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar e, por isso, contribui em todo o percurso da ação planificada no ambiente escolar. Ela se faz presente apenas na identificação da perspectiva político-social, não tendo relação com a execução do projeto político-pedagógico da instituição, tendo em vista a sua construção. A avaliação é, portanto, uma ferramenta da qual o ser humano não se livra, pois ela faz parte de seu modo de agir, sendo necessário que seja usada da melhor forma possível.

Marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis