Questões de Pedagogia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2022

#Questão 1048027 - Pedagogia, Legislação da Educação, FCC, 2022, SEC-BA, Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III

No que se refere ao uso de imagens para escrever o nome dos objetos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), trata-se de uma atividade proposta em cartilhas e que, no geral, é descontextualizada, visto que as palavras apresentadas fazem parte do universo infantil, tais como: vovó, vovô, bebê, xarope, peteca, entre outras. A atividade, na EJA, também se pauta apenas na escrita das palavras pelos discentes e posterior correção no quadro pela professora. A atenção dos discentes e os destaques dados pela professora referem-se à escrita correta das palavras e à exploração das semelhanças e diferenças entre elas, como, por exemplo, o que difere a escrita de vovô da de vovó.
(SILVA, E.B. Aprendizagem da Leitura, Escrita e Oralidade: um olhar sobre percepções e práticas na EJA. Tese de Doutorado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2016)
Considerando a descrição do trabalho pedagógico acima em uma turma de EJA, é correto afirmar que a metodologia empregada 

#Questão 1048028 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FCC, 2022, SEC-BA, Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III

A escola fundada nos “programas de lições previamente traçadas” e no regime do “aprende ou serás castigado” ignorava, antes do mais, a complexidade do ato educativo e tudo que podia, realmente, conseguir, eram crianças hábeis no jogo da dissimulação, que procuravam cumprir – para evitar a pena ou ganhar o prêmio – com o mínimo de responsabilidade voluntária a tarefa obrigatória que lhes marcavam os mestres.
(TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968)
A partir do texto, é correto afirmar que o autor elabora uma crítica ao modelo de educação

#Questão 1048029 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, FCC, 2022, SEC-BA, Ciências Humanas: Filosofia

O ciberespaço (que também chamarei de ‘rede’) é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Quanto ao neologismo “cibercultura”, especifica aqui o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.
(Adaptado de: LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999, p. 17)

Considere as seguintes proposições em relação aos conteúdos, procedimentos e possibilidades de utilização da internet:
  I. A exposição de dados nas plataformas sociais permite a exploração econômica dessas atividades e resulta na perda de privacidade para quem as utiliza.  II. A rede mundial de computadores tornou-se tanto um espaço democrático de debate coletivo e lugar para pesquisas e aprendizados quanto fonte de desinformação, notícias falsas, crimes e discursos de ódio. III. Do conhecimento de comportamentos, opiniões, preferências e escolhas disponibilizados pelos usuários deriva um poder que é apropriado pelas empresas detentoras das grandes plataformas.  IV. As plataformas privadas têm fins comerciais e centralizam estruturas diversas como jogos on-line, redes sociais, troca de mensagens, orientação geográfica e recursos audiovisuais.
Está correto o que se afirma APENAS em: 

#Questão 1048030 - Pedagogia, Educação e Filosofia, FCC, 2022, SEC-BA, Ciências Humanas: Filosofia

O ensino da Filosofia para crianças e adolescentes tem sido acolhido por escolas mas também tem enfrentado objeções. A filosofia é muitas vezes vista como um exercício de reflexão solitário, envolvendo trocas apenas entre pensadores isolados. Ademais, crianças e jovens não disporiam ainda da plena maturidade exigida para esse tipo de exercício intelectual. Mas os defensores desse ensino argumentam que, a exemplo do ensino de ciências, a filosofia pode ser apresentada em formatos adequados a cada idade escolar. Trata-se de encorajar crianças e jovens a pensarem por si mesmos e com os outros. Os professores não precisam oferecer respostas a todas as perguntas, mas podem compartilhar perplexidades e estar abertos a respostas inesperadas. Nessa perspectiva, 

De acordo com a resolução do Conselho Estadual de Educação da Bahia, é referência curricular obrigatória para os sistemas e redes de ensino, bem como para as instituições públicas e privadas da Educação Básica 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis