Questões de Pedagogia do ano 2022

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2022

A Constituição Federal de 1988 definiu a educação básica como direito subjetivo de todo brasileiro, pois dela depende a conquista dos demais direitos. Em 1996, a Lei n° 9394, fixa as diretrizes da educação nacional e, em seu Art. 1° e parágrafos, conceitua a educação como um processo amplo que se desenvolve em todas as formas de convivência e esclarece que cabe a ela, lei, disciplinar “a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.” Analogamente, Rios (2011) analisa que “a educação, definida como transmissão de cultura, está presente em todas as instituições”, mas que, em sociedades como a nossa, há uma instituição, a escola, que se caracteriza como espaço de transmissão sistemática

No Brasil, entre 1988 e 2002, foi construído o complexo “medida-avaliação-informação”, como demonstra Dirce Nei Teixeira de Freitas (2007), em estudo que também dimensiona a importância que ele teve na regulação da educação básica nacional. A autora analisa a orientação para a descentralização dessas avaliações externas, assim como sua reorientação para a centralização e o subsídio a estados e municípios para suas avaliações próprias, com alto custo financeiro e a produção de “grande volume de informações”. Ao refletir sobre o uso dessas informações para melhorar a educação, Freitas endossa parecer de autoridade técnica do Inep sobre a necessidade de levar os recursos conceituais e metodológicos assim acumulados às escolas e trabalhar a avaliação em seu interior para que os professores se apropriem efetivamente dela e se conscientizem de sua importância para a estruturação de processos de mudanças. Com esse trabalho dentro das escolas, estar-se-ia reconhecendo que somente uma boa e séria avaliação interna permitirá às escolas

Marta K. de Oliveira, in La Taille; Oliveira; Dantas (1992), discute as concepções de Vygotsky a respeito dos fatores biológicos e sociais do desenvolvimento psicológico e aborda a questão da formação de conceitos, a qual sintetiza várias ideias teóricas desse autor. De acordo com Oliveira, as proposições de Vygotsky acerca do processo de formação de conceitos nos remetem à discussão das relações entre pensamento e linguagem, à questão da mediação cultural no processo de construção de significados por parte do indivíduo, ao processo de internalização e ao papel        na transmissão de conhecimentos de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Vergara (2009), em sua obra Gestão de Pessoas, aborda os vários aspectos que envolvem o poder e o exercício da liderança nas organizações, e destaca que o conceito de liderança se aplica a poder, o qual tem três fontes: a personalidade, a propriedade (riqueza) e a organização. Vergara ressalta que no contexto atual há uma nova forma de ver e lidar com o poder, para responder com agilidade e criatividade às mudanças do mundo contemporâneo. Essa nova forma contribui para o autodesenvolvimento do gestor, para o desenvolvimento da organização, e pode ser fator de motivação para as demais pessoas da empresa. Segundo a autora, essa nova forma de ver e lidar com o poder refere-se

Gutierrez e Catani (in: Ferreira, 2008) discutem a gestão participativa no âmbito da escola pública, na qual se reflete, desde a educação básica até a superior, uma cultura política de não participação. Os autores analisam diversas determinações para uma gestão democrática e suas reflexões apontam para a prática constante do exercício da participação em todos os seus sentidos, construindo comunicativamente o consenso pelo diálogo com todos os envolvidos. Nesta mesma perspectiva na legislação educacional brasileira, encontram-se, no Art. 55 da Resolução CNE/CEB 4/2010 e seus incisos, diretrizes no sentido de que o gestor

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