Questões de Pedagogia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2022

Entre os objetos de estudo de Vygotsky, encontram-se as concepções de desenvolvimento e de aprendizagem. Com o intuito de esclarecer o pensamento desse pesquisador, Oliveira (In: La Taille; Oliveira e Dantas,1992) explicita que “A intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. A importância da intervenção deliberada de um indivíduo sobre outros como forma de promover desenvolvimento articula-se com um postulado básico de Vygotsky (...).”
O postulado ao qual Oliveira se refere é aquele que afirma ser a aprendizagem 

Dentre as teorias que buscam explicar o desenvolvimento e a aprendizagem humana, destaca-se a de Piaget. La Taille (In: La Taille, Oliveira e Dantas,1992) comenta que, no livro “Biologia e Conhecimento”, Piaget escreveu que a inteligência humana somente se desenvolve no indivíduo em função de ________ que são, em geral, demasiadamente negligenciadas.”
Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna do texto.

De acordo com A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), “Por muito tempo perdurou o entendimento de que a educação especial organizada de forma paralela à educação comum seria mais apropriada para a aprendizagem dos alunos que apresentavam deficiência, problemas de saúde, ou qualquer inadequação com relação à estrutura organizada pelos sistemas de ensino. Essa concepção exerceu impacto duradouro na história da educação especial, resultando em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão 

O professor Mel Ainscow, uma reconhecida autoridade na promoção da inclusão e da equidade na educação, afirma (In: FAVERO; FERREIRA; IRELAND e BARREIROS, 2009) que o maior desafio do sistema escolar, em todo o mundo, é o da inclusão educacional. Segundo ele, diante dos desafios da atualidade, “há evidências de crescente interesse na ideia da inclusão educacional. No entanto, esta área permanece confusa quanto às ações que precisam ser realizadas para que a política e a prática avancem. Em alguns países, a educação inclusiva é vista como uma forma de servir crianças com deficiência no ambiente da educação geral”. Contudo, de acordo com ele, internacionalmente, a inclusão educacional é vista de forma cada vez mais ampla, ou seja, como

A Resolução CNE/CP nº 01/2004 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro- -Brasileira e Africana. O art. 3° dessa Resolução dispõe que “A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira, e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas, atendidas as indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004”. No § 3º desse artigo, consta que “o ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei nº 10.639/2003, refere-se se, em especial, aos componentes curriculares de 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis