Questões de Pedagogia do ano 2022

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2022

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Língua Portuguesa na BNCC.
( ) Deve buscar o desenvolvimento das capacidades envolvidas na produção, recepção, tratamento e análise das linguagens que contribuem para a participação significativa e crítica do aluno nas diversas práticas sociais de linguagem.
( ) Deve relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo de diferentes linguagens, em várias mídias.
( ) Deve ter, como premissa, a diversidade cultural, de forma a garantir ao aluno uma ampliação de repertório e um convívio respeitoso com o diferente.
( ) Deve proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação da sua alfabetização primeira, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais.
( ) Deve buscar práticas próprias dos diferentes usos da linguagem. Essas práticas se inserem em cinco campos de atuação que apontam para a importância da contextualização do conhecimento escolar. Um deles traduz-se em “campos da vida cotidiana” para todos os anos de escolarização.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Analise as afirmativas abaixo:
1. Para obter sucesso no ensino-aprendizado de Matemática, o professor deve estabelecer uma relação com seus alunos na qual o professor fala e o aluno escuta, o professor dita e o aluno copia, o professor decide o que fazer e o aluno executa, sem se preocupar com a contextualização dos conceitos ensinados.
2. A Matemática desempenha um papel decisivo no âmbito social e educativo, uma vez que permite a resolução de problemas cotidianos e funciona como instrumento para a construção de conhecimentos em outras áreas, além de interferir na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo.
3. As atividades lúdicas e os jogos em sala de aula são uma prática facilitadora do processo de ensinar e aprender Matemática.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo:
1. As atividades lúdicas e os jogos em sala de aula estimulam o aluno na resolução de problemas, permitindo-lhe fazer da aprendizagem um processo divertido.
2. Os jogos auxiliam o aluno na construção de suas descobertas e no desenvolvimento e enriquecimento de sua personalidade.
3. Ao utilizar jogos em sala de aula, o professor perde a condição de condutor e estimulador da aprendizagem.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre Metodologias Ativas.
( ) As metodologias ativas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios para que eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional.
( ) As metodologias ativas de aprendizagem são uma técnica pedagógica que se baseia em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento.
( ) O papel do professor é de um mediador, orientando e conduzindo os alunos na solução de problemas, na elaboração de ideias e argumentos.
( ) Design thinking é uma metodologia que estimula o ensino lúdico e o pensamento analítico, desenvolvendo habilidades antes inéditas na sala de aula.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Acerca do tema “Gestão Pedagógica”, é correto afirmar:

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