Questões de Pedagogia do ano 2021

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2021

Assinale a alternativa correta em relação a Interdisciplinaridade:

#Questão 862763 - Pedagogia, Legislação da Educação, IESES, 2021, Prefeitura de Palhoça - SC, Professor de Sala de Informática Pedagógica

Analise as informações abaixo relacionadas a Política Nacional de Educação – Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996 no que diz respeito ao Ensino Fundamental e identifique a sequência correta:
O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I. O desenvolvimento da capacidade de ensinar, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e da escrita. II. A compreensão do ambiente natural e esportivo, do sistema jurídico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. III. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
A sequência correta é:

#Questão 862764 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, IESES, 2021, Prefeitura de Palhoça - SC, Professor de Sala de Informática Pedagógica

Sobre as abordagens do ensino de informática nas escolas, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Modelo instrucionista: o computador, ao ensinar o estudante, assume o papel de máquina de ensinar e a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador. Essa abordagem tem suas raízes nos métodos de instrução programada tradicionais, porém, no lugar do papel ou do livro, é usado o computador. II. São exemplos do modelo instrucionista: tutoriais e programas de exercício-e-prática. III. Modelo construcionista: nessa abordagem o computador pode dar uma grande contribuição para a formação integral do indivíduo. Nesta perspectiva, ele é utilizado para enriquecer ambientes de aprendizagem. É empregado como uma ferramenta educacional, permitindo aos alunos resolverem problemas de uma forma significativa. Neste caso propicia, ao aluno a construção do conhecimento a partir de suas próprias ações. IV. São exemplos do modelo construcionista: atividades com ambientes de aprendizagem ativa, onde o educando testa as suas próprias teorias e hipóteses. O erro permite uma reformulação reflexiva do processo e depuração, promovendo aprendizagem e desenvolvimento.

#Questão 862765 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, IESES, 2021, Prefeitura de Palhoça - SC, Professor de Sala de Informática Pedagógica

A Conferência Internacional “Educando para as mídias e para a era digital”, realizada pela UNESCO em Viena, em 1999, iniciou um novo marco internacional na trajetória da mídia-educação. Nesse sentido, foi reafirmada a convicção de que a mídia-educação e a participação das crianças e adolescentes são caminhos necessários e simultâneos para a realização efetiva da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, especialmente os direitos relacionados à liberdade de expressão (artigo 13), à informação (artigo 17) e à participação em decisões sobre assuntos que lhes dizem respeito (artigo 12). Sobre essa temática, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

#Questão 862766 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, IESES, 2021, Prefeitura de Palhoça - SC, Professor de Sala de Informática Pedagógica

Sobre as mídias no contexto escolas, verifique as assertivas e assinale a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis