Questões de Pedagogia do ano 2020

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2020

Ainda com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assinale a alternativa incorreta:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), analise: I. Se o projeto educacional exige ressignificar o processo de ensino e aprendizagem, este precisa se preocupar em preservar o desejo de conhecer e de saber com que todas as crianças chegam à escola. Precisa manter a boa qualidade do vínculo com o conhecimento e não destruílo pelo fracasso reiterado. Mas garantir experiências de sucesso não significa omitir ou disfarçar o fracasso; ao contrário, significa conseguir realizar a tarefa a que se propôs. Relaciona-se, portanto, com propostas e intervenções pedagógicas adequadas; II. O professor deve ter propostas claras sobre o que, quando e como ensinar e avaliar, a fim de possibilitar o planejamento de atividades de ensino para a aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos. É a partir dessas determinações que o professor elabora a programação diária de sala de aula e organiza sua intervenção de maneira a propor situações de aprendizagem ajustadas às capacidades cognitivas dos alunos; III. Em síntese, não é a aprendizagem que deve se ajustar ao ensino, mas sim o ensino que deve potencializar a aprendizagem. Dos itens acima:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de realizar todo o exposto a seguir, exceto:

Considere o texto abaixo: “Nos debates educacionais da atualidade existem uma série de discussões referentes às metodologias aplicadas ao ensino de Matemática. Esses debates ressaltam que o sistema educacional tem apresentado falhas em relação a esse ensino, destacando que a busca pela qualidade e eficiência na transmissão de conteúdos específicos passa necessariamente pela inclusão de novas metodologias na prática docente.” (Fonte adaptada: Roselha Silva Machado, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede. Aprendizagem cooperativa tutoria entre iguais: estabelecendo competências e conceitos no Ensino de Matemática Básica. Ensino da Matemática em Debate. v. 7, n. 2. 2020).
Não é considerada uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem:

De forma a alcançar o cumprimento de seus propósitos, os Parâmetros Curriculares de Matemática:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis