Questões de Pedagogia do ano 2020

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2020

Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.
Weintraub cita kit gay e Paulo Freire para falar de alfabetização infantil
05/03/2020
„Paulo Freire e kit gay não têm vez no MEC do presidente Jair Bolsonaro’, escreveu o ministro numa rede social, que ainda complementou que Nadalim é o “primeiro sorriso” do ensino no Brasil.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou nesta quinta-feira 05, um vídeo desenvolvido pelo seu novo Secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, e não deixou de criar polêmicas com duas referências desconexas ao assunto: o suposto “kit gay” e o educador Paulo Freire, que desenvolveu métodos de alfabetização para adultos.
De acordo com Nadalim, o projeto é voltado para incentivar a leitura para crianças. “Os pais podem consultar orientações para a leitura em família, que é primordial para o sucesso escolar das crianças”, diz o secretário nas redes sociais.
O ministro espalha, novamente, o mito de que o “kit gay” foi uma política pública desenvolvida para crianças. Segundo o próprio MEC, o programa Escola sem Homofobia, debatido em 2011 ainda no governo Dilma, jamais chegou a ter seu material distribuído.
Além disso, a previsão era distribuir o material para educadores, e não para crianças. O conteúdo havia sido elaborado por profissionais de educação e representantes da sociedade civil e incluía um caderno, três vídeos, cartazes para os educadores e alguns boletins.
Já o método de alfabetização criado pelo educador Paulo Freire, um dos alvos favoritos de Weintraub, parece ser desconhecido ao ministro que o critica. Isso porque é um modo de se alfabetizar adultos, e não crianças, e leva em conta a troca e o diálogo entre professor e aluno.
Freire, quando vivo, recebeu 29 títulos de Doutor Honoris Causa dados por universidades da Europa e da América, e é o terceiro autor mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo inteiro.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/weintraub-cita-kit-gay-e-paulo-freire-para-falar-de-alfabetizacaoinfantil/Acesso em: 05 de março de 2020. 
Considerando as tendências pedagógicas contemporâneas, assinale a alternativa que mais se adequa a linha de trabalho do educador Paulo Freire, citado no texto.


Retirado de http://ria-muito.blogspot.com/2012/06/tirinhas-snoop.html

“A escola é uma das expressões da educação, é uma instituição historicamente constituída para formar as novas gerações (...) a escola é um meio para a humanização” (Antunes, 2019). Segundo essa autora é incorreto afirmar que:

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:

As competências gerais da Educação Básica, contidas na BNCC, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. Assinale a alternativa que não se configura como competência geral para a educação básica, apresentada na BNCC.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I - Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. II - a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação. III - Espera-se que a BNCC ajude a superar a fragmentação das políticas educacionais, enseje o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e seja balizadora da qualidade da educação. IV - Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de doze competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis