Questões de Pedagogia do ano 2017

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2017

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento.

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22.

A reformulação do Projeto Pedagógico de um curso de graduação da UFRN foi realizada e enviada a um Pedagogo para emitir um parecer. Ao avaliar o projeto, o pedagogo constatou que, no documento, estavam presentes os seguintes temas:

I O contexto, a justificativa, os objetivos;

II O perfil do egresso;

III As competências a serem desenvolvidas;

IV A estrutura curricular, destacando os conteúdos curriculares, os componentes curriculares e a descrição do trabalho de conclusão de curso;

V A metodologia a ser adotada para a execução da proposta;

VI A infraestrutura e os recursos humanos necessários;

VII As formas de avaliação do ensino e da aprendizagem;

VIII Os mecanismos de avaliação do Projeto Pedagógico.

De acordo com a Resolução n. 171/2013-CONSEPE, de 5 de novembro de 2013 da UFRN, na proposta do Projeto Pedagógico analisada, deve-se

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