Questões de Pedagogia do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2016

Enumere a segunda coluna pela primeira associando cada teórico ao texto indicativo de suas contribuições. Assinale a alternativa com a associação correta.

Tendo como referência as teorias de aprendizagem anteriores ao século XX que influenciam práticas escolares, enumere a segunda e a terceira colunas pela primeira, associando cada concepção do processo de aprendizagem ao respectivo trecho explicativo, assim como a estudiosos de referência. Em seguida, identifique a alternativa com todas as associações corretas, tanto da segunda como da terceira colunas.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os mecanismos de condicionamento operante que Bruner considera importantes são: reforço positivo ou recompensa; reforço negativo; extinção ou ausência de reforço; e, castigo.

( ) A ideia básica da teoria da Piaget é a de que as funções permanecem invariáveis, mas que as estruturas mudam, sistematicamente, conforme a criança se desenvolve.

( ) Vygotsky partia da ideia de que a criança tem necessidade de atuar de maneira eficaz e com independência e de ter a capacidade para desenvolver um estado mental de funcionamento superior quando interage com a cultura.

( ) A teoria de Skinner tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, sequência e reforçamento.

( ) A teoria da assimilação de Ausubel, ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.

A sequência está correta em

A andragogia, definida por Malcolm Knowles, no século XX, é uma ciência antiga que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. Acerca dessa ciência, assinale a afirmativa correta.

A liderança visa à consecução de um ou mais objetivos específicos: o líder surge como um meio para se alcançar os objetivos desejados pelo grupo e pela instituição. Os estilos mais comuns de lideranças são:

1. Autocrática.

2. Liberal.

3. Democrática.

4. Situacional.

Considerando os estilos de liderança, relacione adequadamente com as características citadas a seguir.

( ) O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. Determina as técnicas para a execução das tarefas, na medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.

( ) Os líderes de sucesso não utilizam um único estilo. Eles praticam uma liderança situacional, adaptando o seu estilo a cada situação, principalmente às características culturais de cada grupo.

( ) Há liberdade para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. A divisão das tarefas e a escolha dos companheiros ficam totalmente a cargo do grupo. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos.

( ) As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo. O grupo estabelece as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário. A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis