Questões de Pedagogia do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2015

Sueli foi contratada para exercer a função de pedagoga empresarial. Sabendo que o correto exercício do papel do pedagogo proporciona um ambiente de aprendizado, ela decidiu elaborar um plano de formação continuada em serviço. Para que o seu plano contemple o desenvolvimento das pessoas nas disciplinas utilizadas nas organizações aprendentes, ela deve incluir em seu planejamento as seguintes disciplinas:

A literatura de áreas como a Sociologia, a Administração, a Psicologia e a Educação tem sido bastante pródiga na discussão das transformações que vêm ocorrendo na realidade do trabalho. Em função do conjunto de mudanças sociais, políticas e econômicas que vem marcando o final do século XX e o início do século XXI, o mundo do trabalho passa a apostar na ideia de que cada trabalhador produzirá mais na razão direta de sua maior capacidade de aprender a aprender. Esse contexto caracteriza-se pela maximização das competências:

Um experiente pedagogo foi designado para preparar uma turma de servidores públicos de nível superior para uma ação de desenvolvimento de equipe. Para iniciar as atividades, o profissional realizou uma dinâmica de grupo. Distribuiu várias caixas ilustradas com gravuras recortadas de revistas sobre diferentes situações de vida. Em uma primeira rodada, as caixas circulavam entre os membros do grupo para conhecimento. Na segunda rodada, cada membro deveria escolher e reter uma caixa. Na sequência compartilhava com o grupo o significado da sua escolha. As caixas não escolhidas ficavam dispostas no centro do círculo e os participantes poderiam indicar também suas rejeições, partilhando seus sentimentos, como o fizeram em relação à caixa de preferência. A técnica utilizada foi:

#Questão 603698 - Pedagogia, Planejamento de Ensino, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o texto abaixo.

Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los.

No desenvolvimento de programas e projetos educativos baseados na concepção de educação emancipadora, espera-se que o estudante valorize

#Questão 603699 - Pedagogia, Planejamento de Ensino, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o texto abaixo.

Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los.

Igualmente importante é que o planejamento do trabalho do professor possa considerar

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis