Questões de Pedagogia do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2014

As escolas profissionais criadas por Nilo Peçanha passaram pela história da educação nacional como um laboratório do ensino oficial das profissões no Brasil foram denominadas de Escolas de Aprendizes e Artífices. Elas atendiam às exigências da indústria moderna, sobretudo em função de sua

A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos. Mais tarde, acompanhando as mudanças da economia e da sociedade brasileira o Estado adotou um modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao “amparo” da camada menos privilegiada da sociedade brasileira. Com base no enunciado, leia as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, secundário e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.

( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões ligadas à técnica e às atividades manuais.

( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do primário e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior idêntico à da sua formação.

( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a inclusão social e a democratização dos bens sociais.

A opção que indica a sequência correta é

A escola deve coordenar valores (filosofia) e conhecimento científico (ciência) para a aprendizagem teórica e prática. O fio condutor para a eleição e organização dos conteúdos deve ser a informação relativa à forma como os alunos aprendem e como os professores podem ajudá-los a aprender mais e melhor, ou seja, as fontes psicológicas e psicopedagógicas do currículo. Assim, avalie se podemos classificar objetivos como:

I - Conceituais: correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.

II - Atitudinais: correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que nos dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido ao conhecimento científico.

III - Procedimentais: são os objetivos; resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.

IV - Específicos: designam o conjunto de objetos, acontecimentos ou situações que possuem certas características comuns.

V - Principais: são o enunciado das mudanças ocorridas em um objeto, um acontecimento ou uma situação em relação às mudanças que se produzem em outro objeto ou situação.

Estão corretas:

No Relatório Progresso das Nações 2009, publicado pela Unicef, o Brasil ocupava o 102o lugar no ranking de risco para a infância, entre 142 países pesquisados (Folha de S.Paulo, 23/07/09). Para essa classificação, foram levados em conta o índice de mortalidade infantil, o índice de amamentação integral e o índice de crianças fora da escola. O Pedagogo Carlos levou a reportagem para o grupo de funcionários da Nuclep para discutir, no campo educativo, o quadro da realidade social e educacional e enfatizou que é preciso repensar os patamares mínimos de qualidade porque:

A Pedagoga Marta explicou que um novo corpo de conhecimentos está se desenvolvendo graças à associação entre a psicologia e a neurociência, gerando valiosa contribuição para aprofundar o conhecimento das funções indispensáveis ao processo de aprendizagem como: percepção, atenção, memória, abstração, raciocínio, processamento da informação, afetividade, funções motoras e funções executivas, dentre inúmeras outras. A pedagoga enfatizou que a neuropsicologia:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis