Questões de Pedagogia do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2014

No que diz respeito às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:

“Para essa abordagem, o comportamento humano é modelado e reforçado, o que implica recompensa e controle; assim, consequentemente, o planejamento da aprendizagem é feito de forma rigorosa e sistemática, tendo o objetivo do controle do comportamento. A base do conhecimento é a experiência. O ensino é feito através da análise experimental do comportamento, onde se deve considerar tanto os elementos do ensino como as respostas do aluno, sendo o homem a consequência das influências do meio. Um grande teórico dessa abordagem é Skinner.”

O texto se refere à:

No que diz respeito à avaliação no processo educacional atual, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) A avaliação é sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos que os alunos conseguem decorar.

( ) A avaliação deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque.

( ) A avaliação é uma ferramenta importante para diagnosticar os processo de ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino.

( ) A avaliação não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar.

( ) A avaliação pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo que precisa ser ainda compreendido).

A sequência correta é:

No que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:

O currículo é um documento complexo que reúne todas as ações de uma determinada instituição de ensino. Ele pode apresentar diversas extensões ou dimensões, que culminam na exposição de suas ações, podendo apresentar-se de forma explícita, implícita ou por intermédio de ações intencionais ou não-intencionais. Assim, sobre as diversas dimensões que compõem o currículo, relacione a primeira coluna com a segunda:

A- Currículo oficial

B- Currículo formal

C- Currículo em ação ou real

D- Currículo explícito

E- Currículo vazio ou nulo

( ) É o que foi planejado oficialmente para ser trabalhado nas diferentes disciplinas e séries de um curso. É o que consta na Proposta Curricular do Estado, nas Propostas Curriculares das Secretarias de Educação ou nos livros didáticos, elaborados a partir dessas.

( ) São todos os tipos de aprendizagem que os estudantes realizam pelo fato de já estarem escolarizados. É a consequência de viver uma experiência num ambiente que propõe-impõe todo um sistema de comportamento e valores, e não só de conteúdos, de conhecimentos a assimilar.

( ) Abrange todas as atividades e conteúdos planejados para serem trabalhados na sala de aula. Incluiu também o currículo oficial. ( ) Representa a dimensão visível do currículo e se constitui nas aprendizagens intencionalmente buscadas ou deliberadamente promovidas por meio do ensino.

( ) Constitui-se nos conhecimentos ausentes, tanto das propostas curriculares (currículos formais) como das práticas da sala de aula (currículo em ação), que, muitas vezes, abrangem conhecimentos significativos e fundamentais para a compreensão da realidade e para a atuação nela. Também chamado “campos de silêncio” ou de “omissões”, seu significado é fundamental para entender o currículo como espaço de afirmação e negação de elementos das diferentes culturas, produzindo efeitos sobre o estudante, tanto em função do que diz como daquilo que silencia.

A sequência correta é:

Planejar currículo implica em tomar decisões educacionais, compreendendo os conceitos curriculares existentes e que envolvam uma visão da sociedade, da educação e do homem que se pretende formar. Ele é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento. Dessa maneira, o planejamento curricular terá de se fundamentar de modo que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis