Questões de Pedagogia do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2014

#Questão 171541 - Pedagogia, Geral, FEPESE, 2014, Prefeitura de Brusque - SC, Professor Educação Infantil

Na Educação Infantil o planejamento ainda é alvo de inúmeras pesquisas.

 Sob a ótica de pesquisas mais recentes sobre o tema, analise as seguintes afirmativas:

1. É importante que o professor seja aberto a fazer mudanças em seu planejamento quando surgirem outros interesses das crianças.

2. O planejamento na Educação Infantil deve ser inflexível, ou seja, não pode sofrer alterações na sua execução, sob pena de o professor não conseguir finalizar suas propostas pedagógicas.

3. Ao planejar, o professor aprende a observar o grupo de crianças de um modo que consegue perceber suas necessidades, os problemas e, consequentemente, buscar as causas que as originam.

4. O planejamento permite ao professor prever as necessidades das crianças, o que requer que ele tenha um olhar atento à realidade das mesmas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 171543 - Pedagogia, Geral, FEPESE, 2014, Prefeitura de Brusque - SC, Professor Educação Infantil

Analise o texto abaixo:

“O cotidiano escolar precisa estar inserido num amplo processo de interação, ensino-aprendizagem de forma prazerosa e desafiadora”. Isto requer que o professor seja um observador atento e que (…)”

OSTETTO, 2002.

 Assinale a alternativa que completa corretamente a frase citada.

#Questão 171545 - Pedagogia, Geral, FEPESE, 2014, Prefeitura de Brusque - SC, Professor Educação Infantil

A função de cuidar/educar como indissociável na Educação Infantil tem sido objeto de discussão em vários estudos. Embora seja um tema bastante debatido, algumas instituições ainda apresentam muitas dificuldades para assumir efetivamente esta função.

Deste modo, podemos considerar como indissociável o cuidar e educar quando:

1. ajudamos uma criança a tomar banho, vestir- -se, alimentar-se estabelecendo com ela uma boa relação afetiva. Estamos desenvolvendo aí um ato educativo que irá promover o seu pleno desenvolvimento como pessoa.

2. desenvolvemos a operacionalização de ações voltadas às satisfações mecânicas das necessidades básicas de alimentação, repouso e higiene da criança.

3. a rotina proporciona momentos para estreitar o contato interativo com a criança, nas conversas, nas brincadeiras, acolhendo-a nos braços, tocando seu corpo, embalando-a.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 171547 - Pedagogia, Geral, FEPESE, 2014, Prefeitura de Brusque - SC, Professor Educação Infantil

As práticas pedagógicas, segundo o documento Diretrizes Curriculares ncionais para a Edicação Infantil (Brasília: MEC SEB, 2010), que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:

#Questão 171549 - Pedagogia, Geral, FEPESE, 2014, Prefeitura de Brusque - SC, Professor Educação Infantil

As crianças de 0 a 1 ano, com seus ritmos próprios, necessitam de espaços para engatinhar, rolar, ensaiar os primeiros passos, explorar materiais diversos, observar, brincar, tocar o outro, alimentar-se, tomar banho, repousar, dormir, satisfazendo, assim, suas necessidades essenciais.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), devem compor este ambiente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis