Questões de Pedagogia do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2014

#Questão 166327 - Pedagogia, Geral, IDECAN, 2014, DETRAN/RO, Analista em Trânsito

Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do currículo em teorias:

1. tradicionais;

2. críticas;

3. pós-críticas.

Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.

( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.

( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.

( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.

A sequência está correta em

#Questão 166331 - Pedagogia, Geral, IDECAN, 2014, DETRAN/RO, Analista em Trânsito

De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.)

1. 1º período: entre 1549 e 1759.

2. 2º período: entre 1759 e 1932.

3. 3º período: entre 1932 e 1969.

4. 4º período: entre 1969 e 2001.

( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.

( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular.

( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total” e a “pedagogia corporativa”.

( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.

( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.

A sequência está correta em

#Questão 166334 - Pedagogia, Geral, IDECAN, 2014, DETRAN/RO, Analista em Trânsito

Em “Pedagogia da Autonomia” (2011), Paulo Freire retoma suas preocupações em relação a uma educação libertária e emancipadora. Ao fazer referência a frases como “a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?” ou “o desemprego no mundo é uma fatalidade do fim do século” expressa bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta realidade que não pode ser mudada. O que se precisa, por isso mesmo, é treino técnico indispensável à adaptação do educando, à sua sobrevivência; Paulo Freire reafirma que o propósito da educação é outro. Segundo o autor, o propósito da educação se expressa em várias ações docentes, EXCETO:

#Questão 166347 - Pedagogia, Geral, IDECAN, 2014, DETRAN/RO, Analista em Trânsito

Na discussão do tema, não obstante as diferenças ilustradas pelos excertos, Moreira (ibid) subscreve um diálogo com potencial para superar essas limitações. Esse diálogo caracteriza-se por sua natureza

#Questão 166350 - Pedagogia, Geral, IDECAN, 2014, DETRAN/RO, Analista em Trânsito

Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo”, discorre sobre o multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p. 16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de culturas” (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder” (p. 17). O autor propõe responder “às condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico” (p. 18). Para ele, “reconhecer a diferença cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural” (p. 25). Tendo em vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir dos quais cada grupo elabora seus significados” (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis