Questões de Pedagogia do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2014

A partir da reflexão sobre sua prática educacional no magistério universitário e de questões relativas ao processo educacional nesse nível de ensino, Cipriano Carlos Luckesi, in Candau 1996 (“A didática em questão”), define “o educador como um sujeito que, conjuntamente, com outros sujeitos, constrói em seu agir, um projeto histórico de desenvolvimento do povo, que se traduz e se executa em um projeto pedagógico”. Prosseguindo sua análise, ele explica que formar o educador “seria criar condições para que o sujeito se prepare filosófica, científica, técnica e afetivamente para o tipo de ação que vai exercer”. Considerando-se a concepção progressista de educação e levando-se em conta as ideias do autor, o educador, em sua ação e formação, necessita, especialmente, de

Ao cursar Pedagogia, Carolina constatou que muitos são os níveis de relacionamento entre a avaliação e a aprendizagem. Verificou que estudos relacionados ao ensino superior apontam a existência de forte relação entre as práticas de avaliação exercidas pelos docentes e os níveis de desenvolvimento de seus alunos, tais como os modos como se envolvem com os estudos, quais conhecimentos veem como relevantes e como percebem o ensino universitário. Tomando por base as averiguações de Carolina, assinale a alternativa que é coerente com a formação de profissionais com visão crítica da realidade, capazes de argumentarem a respeito de temas relacionados à sua profissão, apoiando-se em bases teórico-conceituais bem fundamentadas.

Estudos realizados nas últimas décadas do século passado e no início deste, sobre as tendências pedagógicas e suas manifestações na prática docente e na Didática, permitem a constatação de que, no ensino superior,

Paulo Freire, Luckesi, Libâneo, Saviani e Gadotti são alguns dos educadores brasileiros cujos nomes estão relacionados à questão das tendências pedagógicas. Objetivando melhorar a qualidade do ensino escolar, desenvolveram teorias para favorecer a análise crítica e a reflexão sobre as práticas docentes. No que diz respeito às tendências pedagógicas, é correto afirmar:

Estudos que examinam criticamente as ideias pedagógicas presentes na história da educação brasileira situam a formulação da pedagogia “crítico-social dos conteúdos” no contexto da redemocratização do país, nos anos 80 do século XX, caracterizando-a como uma tendência que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis