Questões de Pedagogia do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2013

As discussões sobre avaliação em educação foram enriquecidas nas últimas décadas com várias contribuições que permitiram ampliar concepções sobre o que é avaliar, os objetivos da avaliação e os procedimentos. Uma das contribuições mais presentes diz respeito à Avaliação Formativa que assume como princípios:

I- Estabelecer critérios claros e quantificáveis para apreciar e classificar os alunos.

II- Assumir procedimentos que possibilitem conhecer melhor o estudante, suas competências, seus interesses e modos de aprender.

III- Adequar os processos de ensino às características dos estudantes levando em consideração o potencial e os limites do grupo.

IV- Compreender e julgar de forma mais ampla o processo de ensino e aprendizagem.

V- Constatar o que está sendo aprendido pelos estudantes e criar estratégias de trabalho diferenciadas.

VI-Elaborar provas e testes de forma mais cuidadosa e com rigor, para destacar claramente os avanços de cada aluno.

Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaramse a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Um desses pesquisadores identificou processos de acomodação, assimilação e equilibração como inerentes à dinâmica do aprender como experiência vital. Esse pesquisador foi:

Esse educador brasileiro integrou o movimento por renovação da educação brasileira. Foi um dos signatários do documento intitulado “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Essa descrição se refere a:

Segundo Senge (2000), é importante que as empresas contemporâneas assumam características de organizações “aprendentes” que são aquelas onde:

I- Os funcionários são valorizados e buscam expandir continuamente sua capacidade de criar resultados que realmente desejam.

II- Valoriza-se a competitividade interna como forma de ampliação da produção.

III- Estimulam-se padrões de pensamentos novos e abrangentes.

IV- As pessoas aprendem continuamente a aprender juntas.

As funções e atribuições do Pedagogo dentro da empresa relacionam-se a cinco campos: atividades pedagógicas, técnicas, sociais, burocráticas e administrativas. Das atividades abaixo relacionadas, qual não se aproxima da atuação do Pedagogo:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis