Questões de Pedagogia do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2013

#Questão 171296 - Pedagogia, Geral, FUNDATEC, 2013, Prefeitura de Gramado - RS, Professor de Educação Artística

Sobre a avaliação escolar, Libâneo (1994) faz as seguintes considerações:

I. É parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada.

II. Deve estar concatenada com os objetivosconteúdos- métodos expressos no plano de ensino e desenvolvido no decorrer das aulas.

III. Todas as atividades avaliativas devem concorrer para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos e visam a diagnosticar como a escola e os professores estão contribuindo para isso.

IV. Deve centrar-se na atividade do aluno em situações didáticas objetivas e mensuráveis, por essa razão, os instrumentos avaliativos devem ser aplicados no final de cada bimestre.

Quais estão corretas?

#Questão 171298 - Pedagogia, Geral, FUNDATEC, 2013, Prefeitura de Gramado - RS, Professor de Educação Artística

“O conhecimento é, pois, uma aventura incerta que comporta em si mesma, permanentemente, o risco de ilusão e de erro.” (Morin, 2000) Sobre as incertezas do conhecimento, Edgar Morin faz as seguintes considerações:

I. A consciência do caráter incerto do ato cognitivo constitui a oportunidade de chegar ao conhecimento pertinente.

II. É nas certezas doutrinárias, dogmáticas e intolerantes que se encontram as piores ilusões.

III. É tarefa das ciências físicas e biológicas acabarem com as incertezas do conhecimento e instaurar o conhecimento pertinente.

Quais estão corretas?

#Questão 171301 - Pedagogia, Geral, FUNDATEC, 2013, Prefeitura de Gramado - RS, Professor de Educação Artística

“Valoriza a expressão espontânea do aluno e incentiva a produção escrita de textos livres. Nas classes em que se aplica o sistema, o aluno é estimulado a expressar-se, a imprimir, colaborar, comunicar e corresponder-se com outros. O fundamental é desenvolver os meios de expressão oral e escrita em uma atmosfera de espontaneidade, e explorar a natural curiosidade e atividade dos alunos.” (Haydt:2006)

A descrição acima caracteriza um procedimento de ensino-aprendizagem socioindividualizante denominado:

#Questão 171302 - Pedagogia, Geral, FUNDATEC, 2013, Prefeitura de Gramado - RS, Professor de Educação Artística

Analisando o papel do professor na sociedade da aprendizagem, Alarcão (2010) afirma que:

#Questão 171305 - Pedagogia, Geral, FUNDATEC, 2013, Prefeitura de Gramado - RS, Professor de Educação Artística

“É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. É um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.” (Libâneo,1994)

O trecho acima descreve

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis