Questões de Pedagogia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos.

Vários autores concordam em classificar as tendências pedagógicasemdois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. Nessa Pedagogia, a atividade de ensinar é centrada no(na):

A escola, inserida em um ambiente onde as transformações tecnológicas estão moldando um novo ser, deve estimular a reflexão sobre o caminho traçado pelo homem quanto às percepções, sentimentos, ideias sobre o tempo, espaço, trabalho, lazer e moral. Os alunos são parte de um contexto social, sendo que a escola deve ampliar os horizontes para além de seus muros. O sistema escolar deve capacitar seus alunos a decifrarem e interpretarem o mundo para contribuírem com o sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela presença das novas tecnologias da informação e comunicação. Aatuação do professor no processo de interação com os alunos em ambiente informatizado também exige uma nova dinâmica, a uma nova educação supõe a necessidade de que novas características estejam presentes no perfil do professor. As descrições abaixo são características do perfil do professor na era do aluno virtual, EXCETO:

Pode-se afirmar que essa citação contém os princípios:

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Jean Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Segundo o educador, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.

 O segundo período de desenvolvimento considerado por Piaget é o período pre-operatório , que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anosemmédia. Este período é marcado:

“Além de construir seu conhecimento e domínio do sistema ortográfico, o aprendiz da língua escrita também deve construir o conhecimento e o uso da escrita como discurso, isto é, como atividade real de enunciação, necessária e adequada a certas situações de interação, e concretizada em uma unidade estruturada – o texto – que obedece a regras discursivas próprias (recursos de coesão, coerência, informatividade, entre outros).” (SOARES, 2003, p. 105)

É correto afirmar que a autora se refere ao texto enquanto prática social em qual perspectiva? Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis