Questões de Pedagogia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

Dentro da perspectiva de uma concepção pedagógica com foco na aquisição de habilidades e competências, podemos afirmar, EXCETO:

Em relação ao trabalho com projetos, observe as afirmativas descritas e ordene-as conforme a sequência metodológica a ser utilizada:

( ) Apresentação dos resultados das investigações.

( ) Investigação direta através de textos, visitas e entrevistas.

( ) Discussão e definição do eixo temático central.

( ) Avaliação do que se alcançou e dos objetivos previamente definidos.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Analisando historicamente a educação, houve um tempo em que se pensou que o desenvolvimento da criança e do adolescente apresentava formas padronizadas, com características bem marcadasem cada fase. Supunha-se que as possibilidades e incapacidades de cada um eram determinadas geneticamente. Atribuíam à criança e a sua família diferentes carências de forma a justificar o insucesso da aprendizagem. Muitas dessas ideias ainda coexistem no meio escolar e influenciam as práticas didáticas, porém anuncia-se um novo tempo. Que tempo será esse?

O ciclo incorpora a concepção da formação global do sujeito, partindo do pressuposto da diversidade e dos ritmos diferenciados no processo educativo, criando espaços de experiências variadas para dar oportunidade de construção da autonomia e da produção de conhecimentos sobre a realidade. O ciclo para a escola plural é um tempo contínuo que se identifica com o tempo de formação do próprio desenvolvimento humano: infância, puberdade e adolescência. Os elementos a serem considerados pelo professor são, entre outros, a fase do desenvolvimento humano do aluno e suas características:

No título “Orientação Profissional em Ação”, de Lisboa e Soares (2001), em relação ao papel da escola e da orientação educacional como parte integrante deste complexo contexto, encontra-se que a escola tem a função de desenvolver a capacidade geral de pensamento e julgamento do aluno, para que se estabeleça a identidade no desenvolvimento da personalidade, além de transmitir conhecimento, pois o que acompanha o ser humano até a velhice é a habilidade de discutir, inferir, comparar, adicionar, com baseemtrês fatores básicos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis