Questões de Pedagogia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que, dentre outras:

1. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.

2. Promovam o aprendizado sistematizado da gramática e ortografia, facilitando sua inserção no Ensino Fundamental.

3. Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.

4. Promovam o conhecimento de si e do mundo, por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais.

5. Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise o texto:

Criança, sujeito histórico e de _____________________ que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua _____________________ , brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo _________________________ .

 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

O atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado com a Educação. O processo que resultou nessa conquista teve participação dos:

1. movimentos comunitários, dos movimentos de mulheres.

2. dos movimentos de religiosos e religiosas da igreja católica.

3. dos movimentos de trabalhadores.

4. dos movimentos sindicais dos trabalhadores da agroindústria.

5. dos movimentos de redemocratização do país e das lutas dos próprios profissionais da educação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

As instituições de Educação Infantil deverão prever em sua proposta pedagógica as condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:

1. A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.

2. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.

3. A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

4. O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades, promovendo interações entre crianças somente de mesma idade.

5. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais apenas dos povos europeus que são hoje a cultura dominante.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F )

( ) O Serviço de Atendimento Educacional Especializado deverá ser oferecido exclusivamente em horário oposto ao da frequência das crianças na educação infantil. Em nenhum caso poderá ser ofertado no mesmo período.

( ) O poder público, por intermédio das unidades escolares ou por meio das congêneres especializadas, deverá oferecer Serviços de Atendimento Educacional Especializado aos educandos, em horário oposto ao da frequência destes no ensino fundamental.

( ) Nos casos em que o educando autista necessite de Serviços de tendimento especializado (psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional, etc.), o poder público deverá disponibilizá- lo por intermédio das secretarias de saúde.

( ) O poder público, por intermédio das unidades escolares e congêneres especializadas, deverá oferecer serviços de atendimento educacional especializado às crianças matriculadas na educação infantil.

( ) É na Educação Infantil, na faixa de 0 a 3 anos, que se deve determinar o diagnóstico de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis