Questões de Pedagogia do ano 2012

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

Compõem o Sistema Municipal de Ensino:

Ao fazer a crítica ao regime feudal e aos costumes da aristocracia, Jean-Jacques Rousseau preconiza uma educação afastada do artificialismo das convenções sociais. Da mesma forma que, na esfera política, o cidadão elabora as leis da sociedade democrática, também a educação busca a espontaneidade original, a fim de que o homem seja dono de si mesmo. Rosseau não dá muito valor ao conhecimento transmitido e quer que a criança aprenda a pensar, não como um processo que vem de fora para dentro, ao contrário, como desenvolvimento interno e natural. Segundo o filósofo Rosseau, a educação primeira deve, portanto, ser:

Em seus estudos sobre avaliação, Hoffmann afirma que avaliar é dinamizar oportunidades de ação-reflexão. No entanto, para que isso ocorra, a avaliação deve ter as seguintes características:

I. Valorizar aquilo que o aluno lembra do que lhe foi transmitido, com vistas à obtenção de conceito ou de nota final.

II. Priorizar a seleção dos melhores alunos, supervalorizando os conhecimentos que já foram constituídos, em detrimento às formas pelas quais novos conhecimentos podem ser gerados.

III. Fundamentar-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, considerando os diversos contextos formativos.

Quais estão corretas?

A educação profissional é considerada fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano, concebida para que os cidadãos tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade. Nessa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico afirmam:

I. A Educação Profissional é uma importante estratégia de formação, por isso seu enfoque deve ser voltado à execução de um determinado conjunto de tarefas simples e rotineiras.

II. O técnico precisa ter um perfil de qualificação que lhe permita construir itinerários profissionais com mobilidade, ao longo de sua vida produtiva.

III. A possibilidade de adoção de módulos e a certificação de competências representam importantes inovações curriculares da Educação Profissional.

IV. O Ensino Normal e a Educação Superior não têm relação com a Educação Profissional.

Quais estão corretas?

Considere as afirmações abaixo, em relação ao Parecer CNE/CEB nº 20/2009 que trata sobre a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinalando C para as assertivas corretas e E para as erradas.

 ( ) No atual ordenamento jurídico, as creches e préescolas possuem um caráter institucional e educacional diverso daquele dos contextos domésticos e dos programas alternativos à educação das crianças de zero a cinco anos de idade, ou ainda da educação não formal.

( ) Muitas famílias necessitam de atendimento para suas crianças em horário noturno, nos finais de semana e em períodos esporádicos. Esse tipo de atendimento enquadra-se no âmbito das políticas para a infância, devendo ser financiado, orientado e supervisionado por outras áreas, como assistência social, saúde, cultura, esportes, proteção social.

( ) A redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos são compromissos a serem perseguidos pelos sistemas de ensino e, também, pelos professores da Educação Infantil.

( ) O trabalho com as famílias requer que os educadores as compreendam como parceiras, acolhendo as diferentes formas de organização familiar e respeitando as suas opiniões e aspirações sobre os filhos. Nessa perspectiva, os professores devem entender que as suas funções educativas são iguais às dos familiares dos alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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