Questões de Pedagogia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

#Questão 173330 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Supervisor de Ensino

O Diretor de uma escola de educação profissional faz uma consulta ao seu Supervisor de Ensino, nos seguintes termos: “com base em nosso Regimento Escolar poderemos fazer o aproveitamento de estudos adquiridos no trabalho por um aluno?”

O Supervisor, referindo-se ao artigo 41 da Lei Federal n.º 9.394/96, informa ao Diretor que o

#Questão 173332 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Supervisor de Ensino

Na abordagem “aprofundamento do conhecimento”, nos Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrões de competência (UNESCO, 2009), definem- -se as habilidades docentes em TIC. De acordo com essa abordagem, os professores devem:

I. conhecer diversas ferramentas e aplicativos específicos, em diversas situações baseadas em problemas e projetos;

II. ser capazes de usar os recursos de rede para ajudar os alunos a cooperarem, acessarem informações e se comunicarem com especialistas externos;

III. saber as operações básicas de equipamentos e programas, assim como os programas aplicativos de produtividade, um navegador de web, programas de apresentação e aplicativos de gestão;

IV. ter habilidades e o conhecimento necessário para criar e administrar projetos complexos e fazer uso das redes para ter acesso às informações, em apoio a seu próprio desenvolvimento profissional.

Está correto apenas o contido em

#Questão 173334 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Supervisor de Ensino

A meta política, definida na abordagem “alfabetização em tecnologia” nos Padrões de competência em TIC para professores: marco político (UNESCO, 2009), encontra-se no item:

#Questão 173336 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Supervisor de Ensino

Os Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação (UNESCO, 2009), com o objetivo de criar um marco curricular, cruzam três abordagens à reforma da educação (a alfabetização em tecnologia, o aprofundamento do conhecimento e a criação do conhecimento), com seis componentes do sistema educacional (política, currículo, pedagogia, TIC, organização e treinamento de docentes). Quanto à abordagem “criação do conhecimento”, os objetivos estabelecidos pelas diretrizes no componente educacional “TIC”, os professores devem ser capazes de descrever a função e a finalidade:

I. das ferramentas e recursos de produção de TIC (gravadora de multimídia e equipamento de produção, ferramentas de edição, programa de publicação, ferramentas de elaboração de web) e usá-las como apoio à inovação e conhecimento dos alunos;

II. dos ambientes virtuais e de construção de conhecimento (KBEs) e usá-los para dar suporte ao maior conhecimento e entendimento da disciplina e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem online e presenciais;

III. do programa tutorial e de atividades e prática, e como eles apoiam a aquisição, por parte dos alunos, de conhecimento sobre as disciplinas escolares;

IV. do planejamento e de pensar ferramentas usando-as para apoiar a criação e o planejamento, dos estudantes, de suas próprias atividades de aprendizagem e seu contínuo pensamento e aprendizado reflexivo.

Está correto o contido em

#Questão 173338 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Supervisor de Ensino

Segundo a nota técnica Programa de Qualidade da Escola, o IDESP é calculado por etapa de escolarização. Seu cálculo corresponde à

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis