Questões de Pedagogia do ano 2012

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

#Questão 173310 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Supervisor de Ensino

A Lei Complementar n.º 1.078/08 instituiu a Bonificação por Resultados (BR) no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a ser paga ao servidor com base em indicadores obtidos a partir de avaliação de resultados que:

I. deverão refletir o desempenho institucional no sentido da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem;

II. poderão considerar, quando for o caso, indicadores de desenvolvimento gerencial e de absenteísmo;

III. serão globais, quando utilizados para definir e medir o desempenho de toda a Secretaria da Educação;

IV. serão específicos, quando utilizados para definir e medir o desempenho de um servidor, isoladamente.

É correto o que se afirma em

#Questão 173312 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Supervisor de Ensino

O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, instituído a partir da Resolução CNE/CP n.º 01/04, tem por meta a educação de cidadãos atuantes no seio da sociedade brasileira, que é multicultural e pluriétnica, capazes de, por meio de relações étnico-sociais positivas, construírem uma nação democrática. Tal ensino, segundo as diretrizes curriculares,

#Questão 173314 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Supervisor de Ensino

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial, cabe aos sistemas de ensino estabelecer normas para o funcionamento de suas escolas, a fim de que essas tenham as suficientes condições para elaborar seu projeto pedagógico e possam contar com professores capacitados e especializados. Pela Resolução CNE/CEB n.º 2/01, são considerados professores capacitados para atuar em classes comuns com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais aqueles que comprovem que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos sobre educação especial adequados ao desenvolvimento de competências e valores para:

I. perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos e valorizar a educação inclusiva;

II. flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades especiais de aprendizagem;

III. avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento de necessidades educacionais especiais;

IV. atuar em equipe, inclusive com professores especializados em educação especial.

É correto o que se afirma em

#Questão 173316 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Supervisor de Ensino

#Questão 173318 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Supervisor de Ensino

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico (Resolução CNE/CEB n.º 4/99) definem por competência profissional a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho. Definem também as competências requeridas pela educação profissional, considerada a natureza do trabalho, como básicas, profissionais gerais e profissionais específicas. Acerca das competências básicas, é correto afirmar que são as

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