Questões de Pedagogia do ano 2012

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

#Questão 171223 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Professor de Educação Básica I

A sociedade e a escola inclusivas, como ideais, têm angariado simpatias dos pais, dos educadores e da sociedade em geral. Afinal, o movimento de não excluir está implícito nos ideais democráticos, aceitos e proclamados universalmente. No entanto, a história das ideias sobre educação deixa evidente que pouco ou nada tinha de inclusiva, seja em termos da universalização do acesso, seja em termos da qualidade do que era oferecido. Hoje em dia, o panorama é, felizmente, outro, pois tem-se mais consciência acerca dos direitos humanos, embora a prática da proposta de educação inclusiva ainda não conte com o consenso da unanimidade, mesmo entre aqueles que defendem a ideia.

 Em relação à proposta de inclusão escolar, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana, que são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor”, no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as maneiras de o indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Num dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget, a criança conquista por meio da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. No final desse período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de alcançar um objeto”.

 O referido conceito diz respeito ao período:

A tendência tecnicista em educação resultou da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na “racionalização”, própria do sistema de produção capitalista. No Brasil, a tendência tecnicista foi introduzida no período da ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970, e prejudicou sobretudo as escolas públicas. A partir daí, desenvolveu-se uma reforma autoritária, vertical, domesticadora, que visava a atrelar o sistema educacional ao modelo econômico dependente, imposto pela política norte-americana para a América Latina. A reforma citada assentava-se em três pilares. São eles:

#Questão 171579 - Pedagogia, Geral, FUNDATEC, 2012, Prefeitura de Feliz - RS, Professor de Língua Portuguesa

Segundo Perrenoud, para desenvolver competências, é preciso que o professor:

I. Trabalhe por projetos, a partir do livro didático, assumindo a postura de centro irradiador da cultura universal.

II. Proponha tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos.

III. Adote uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural.

Quais estão corretas?

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