Questões de Pedagogia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

#Questão 171197 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Professor de Educação Básica I

Durante uma reunião de pais, a professora Fátima, do 4.º ano do Ensino Fundamental, foi questionada por uma das mães sobre o motivo pelo qual as crianças eram organizadas em duplas de trabalho. Antes que pudesse responder, outra mãe interveio, alegando não ser esta a melhor forma de organização. Diante dos questionamentos e com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor da 3.ª série – Ciclo I, a professora defendeu essa forma de organização, argumentando, acertadamente, que a função das duplas é

#Questão 171199 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Professor de Educação Básica I

Analise as práticas de professoras do 2.º ano do Ensino Fundamental, no primeiro semestre do ano letivo.

I. Marta tem como prática registrar a organização da rotina diária da turma na lousa. Ela começa escrevendo a rotina para os alunos, lendo em voz alta, enquanto escreve e explica qual será a primeira atividade, qual será a atividade realizada na sequência, quais as atividades do dia são diferentes das atividades da aula anterior, registrando também o dia da semana e o mês, informando que são utilizados números para escrever a data.

II. Bia escreve diariamente a rotina na lousa, antes da chegada da turma, a fim de ganhar tempo. Assim que as crianças chegam, Bia lê as atividades que serão desenvolvidas, bem como o dia da semana, o dia do mês e o ano, ressaltando que estes dados são registrados com números e não com letras. Ao terminar sua exposição, pede que as crianças copiem em seus cadernos a rotina, começando a desenvolver as tarefas do dia, após o término da cópia.

III. Simone faz questão de que seus alunos comecem as atividades do dia escrevendo o nome da escola, a data, o nome da professora e o próprio nome, de preferência, completo. Pede ainda para que as crianças copiem da lousa as atividades que serão desenvolvidas no dia. Assim que todas terminam de copiar, faz uma leitura compartilhada das atividades previstas.

Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série, a organização da rotina diária e a comunicação das atividades do dia podem se transformar em boas situações de aprendizagem, voltadas para o processo de aprendizagem de leitura e escrita, pois envolvem a produção de textos pelo professor e também a leitura desses mesmos textos pelos alunos.

Dentre as práticas apresentadas, identifique a(s) que está(ão) de acordo com as concepções presentes no referencial teórico em questão.

#Questão 171201 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Professor de Educação Básica I

#Questão 171205 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Professor de Educação Básica I

Conforme os estudos de Piaget sobre dever moral, uma criança quando julga mais culpado alguém que tenha quebrado dez copos sem querer do que alguém que somente tenha quebrado um durante uma ação ilícita, julgando o aspecto exterior da ação e não a intencionalidade desta, está na fase

#Questão 171207 - Pedagogia, Geral, VUNESP, 2012, SEE/SP, Professor de Educação Básica I

Uma professora propôs aos seus alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental uma atividade matemática com uso da calculadora. Para isso, dividiu a turma em duplas. A professora então ditou dois números e pediu para que os alunos registrassem na calculadora. Em seguida, pediu para que eles formassem todos os números possíveis com esses dois dígitos. Propôs então uma discussão nas duplas: Qual dos números formados é maior? Qual é menor? A cada resposta, os alunos precisavam justificar suas afirmações.

É correto afirmar que o uso da calculadora nessa tarefa é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis