Questões de Pedagogia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

Tardif traça um paralelo entre as técnicas e os saberes no trabalho docente, concluindo que as tecnologias educativas e, até prova em contrário, os saberes oriundos das ciências da educação e das instituições de formação de professores não podem fornecer aos docentes respostas precisas sobre o “como fazer”. Isto ocorre porque

I. as técnicas utilizadas pelo professor não se apoiam nas ciências ditas positivas, mas sobretudo nos saberes cotidianos, em conhecimentos comuns, sociais baseados na linguagem natural;

II. as verdadeiras tecnologias do ensino correspondem às tecnologias da interação, identificadas como: a coerção, a autoridade e a persuasão;

III. graças às tecnologias da interação, o professor pode atingir seus objetivos nas atividades com os alunos;

IV. as tecnologias da interação permitem que o professor imponha o seu programa de ação em detrimento daquelas ações desencadeadas pelos alunos que iriam em sentido contrário a esse programa;

V. a autoridade envolve poder e, no tocante ao professor, sua autoridade reside no respeito que possa impor, sem coerção.

Está de acordo com a tese do autor o contido em

De acordo com Rios, reconhece-se interdisciplinaridade quando

Leia e analise as asserções a seguir, na perspectiva de Perrenoud (2000).

I. A evolução da escola caminha para a cooperação profissional

II. porque a divisão do trabalho pedagógico com a presença de apoio pedagógico, coordenadores de projetos, intervenção de professores especialistas suscita a repartição igualitária das tarefas e a partilha da informação em uma dupla, ou a delegação a especialistas de um problema que ultrapassa o titular, com o máximo de indicações para facilitar o trabalho.

Com relação às asserções, pode-se afirmar que

De acordo com o documento básico da Secretaria de Educação sobre as matrizes de referência para avaliação, uma matriz de referência pode ter muitas finalidades, mas a mais importante delas é

Em um processo de avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, interesses e valores dos alunos destina-se a subsidiar o professor e a escola no sentido da melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos e de ações subsequentes, para

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis