Questões de Pedagogia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

Martin Bax, in Finnie (org.), declara que muitas vezes, as pessoas com paralisia cerebral não podem realizar absolutamente ou tão bem como nós, os movimentos amplos que fazemos quando caminhamos, corremos ou pulamos.

Na paralisia cerebral hemiplégica,

Em determinado momento da vida escolar, alguns alunos podem apresentar necessidades educacionais especiais, e em algumas situações, requerem, da escola, uma série de recursos e apoios de caráter mais especializados, que proporcionem ao aluno meios para o acesso ao currículo. Para encontrar soluções de objetos que auxiliem o aprendizado de pessoas com necessidades especiais, os profissionais da educação devem seguir algumas etapas para o desenvolvimento das ajudas técnicas.

Assinale a sequência de desenvolvimento de ajudas técnicas apresentada no material do Portal de ajudas técnicas para educação (2002) (MEC/SEESP).

Carmen Basil, in Coll (org.), afirma que o termo paralisia cerebral engloba um conjunto de sintomatologias diversas. Diante disso, a paralisia cerebral consiste em

Carmen Basil, in Coll (org.), afirma que a paralisia cerebral, apesar de não ser a única, é uma das formas de deficiência motora mais frequentes entre a população em idade escolar, podendo, ainda, na escola, encontrar também alunos com outros transtornos, como por exemplo, a deficiência motora de origem “espinhal”. De acordo com essa autora, as deficiências motoras de origem “espinhal” são:

Mantoan afirma que a escola aberta a todos é o grande alvo e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação nestes novos tempos. Mudar a escola é ter que enfrentar muitas frentes de trabalho com tarefas fundamentais para a sua realização. Na visão da autora, essas tarefas são:

I. criar estratégias de parceria entre as diversas instituições com trabalho social e comunitário, governamental e não governamental;

II. recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos;

III. garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprove a repetência;

IV. acompanhar o processo de aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais, favorecendo a interlocução dos segmentos da comunidade escolar;

V. articular a mediação entre a sala de aula com o atendimento educacional especializado, o atendimento com a saúde e assistência à família.

Está correto o contido apenas em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis