Questões de Pedagogia do ano 2012

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

Ao apresentar a problemática da escola e sua relação com as pessoas com deficiência mental na construção do conhecimento (Brasil.MEC/SEESP/2006), os autores destacam que escolas com gestão autoritária, de caráter homogeneizador, meritocrático e competitivo

I. oprimem o professor;

II. oferecem formação contínua para atuação;

III. reduzem o professor a uma situação de isolamento e impotência;

IV. apoiam e auxiliam os professores no processo de inclusão.

São afirmativas verdadeiras apenas as contidas em

No documento Atendimento Educacional Especializado (Brasil.MEC/SEESP/2006), tem-se uma discussão a respeito do contexto das deficiências e da deficiência mental em específico. Desse contexto, faz parte o preconceito e a discriminação social. Os autores propõem que isso resulta

A partir da leitura dos objetivos do CIF (2004), pode-se afirmar que esse documento

I. proporciona uma base científica para a compreensão e o estudo dos determinantes da saúde, dos resultados e das condições relacionadas com a saúde;

II. estabelece uma linguagem comum para a descrição da saúde e dos estados relacionados com a saúde, para melhorar a comunicação entre diferentes utilizadores, tais como, profissionais de saúde, investigadores, políticos e decisores e o público, incluindo pessoas com incapacidades;

III. permite a comparação de dados entre países, entre disciplinas relacionadas com os cuidados de saúde, entre serviços, e em diferentes momentos ao longo do tempo;

IV. proporciona um esquema de codificação para sistemas de informação exclusivamente da saúde.

São afirmativas verdadeiras apenas as contidas em

Ao trabalhar com alunos com deficiência mental em sala de aula, necessita-se de bases para compreender implicações educacionais dessa deficiência. A CIF (2004) auxilia no processo, mas é preciso conhecer a evolução dessa classificação.

A CIF transformou-se, de uma classificação de “consequência da doença” (versão de 1980) numa classificação de “componentes da saúde”. Os “componentes da saúde” identificam o que constitui a saúde, enquanto que as “consequências” referem-se

Atualmente temos diferentes referenciais para a definição, diagnóstico e classificação dos estados de saúde e doença. Um desses referenciais é o CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade (2004). Nesse documento, em suas páginas iniciais, são descritos os antecedentes e é feita uma associação entre esse referencial e outro, ou seja,

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