Questões de Pedagogia do ano 2012

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

Um dos prerrequisitos para ser um bom educador é que se conheça a legislação pertinente à educação, para que se possa recorrer às medidas e atitudes coerentes e legais diante de assuntos e circunstâncias, além de estar ciente de seus deveres e direitos. Um diretor procurava as corretas denominações dos níveis de ensino e as encontrou na Lei nº 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN). Sendo assim, assinale a alternativa que as apresenta.

João, de 8 anos, está internado em um hospital infantil para realizar um tratamento de saúde que o afastará da escola por um período de seis meses. Desde o início de sua internação, ele frequenta a classe hospitalar, que funciona em uma das dependências do hospital, e realiza as atividades propostas pelos professores que atuam nesse espaço especializado de ensino. As avaliações sobre o desenvolvimento da aprendizagem de João são encaminhadas, regularmente, à direção da escola em que ele está matriculado. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta.

Um diretor educacional de uma escola de Ensino Fundamental é reconhecido entre os seus pares pelo cumprimento de suas tarefas burocráticas legais. Entretanto, mantém uma postura de distanciamento das atividades curriculares, reuniões pedagógicas e de pais. Alega que essas atividades são de competência da coordenação pedagógica e do corpo docente da escola. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

#Questão 168435 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, INPI, Analista de Planejamento

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos

recomenda a aplicação de níveis crescentes de diretividade e ensino transmitido pelo facilitador, especialmente em situações em que os aprendentes têm pouca vivência de processos autodirigidos de aprendizagem.

#Questão 168437 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, INPI, Analista de Planejamento

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos

considera que os adultos reagem melhor a estímulos externos, como notas, promoções e salários mais altos, que a fatores motivacionais internos, como autoestima e qualidade de vida.

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