Questões de Pedagogia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2012

#Questão 167991 - Pedagogia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica I

O trabalho com a linguagem oral deve se orientar pelo seguinte pressuposto:

#Questão 167993 - Pedagogia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica I

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis anos), a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:

I. respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

II. direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.

III. acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

É correto o que está contido em

#Questão 167996 - Pedagogia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica I

O imaginário infantil deve ser estimulado para que o faz-de-conta torne-se, de fato, uma prática cotidiana entre as crianças. Para isto,

#Questão 167998 - Pedagogia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica I

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, na concepção de Educação Infantil,

I. as polêmicas sobre cuidar e educar, sobre o papel do afeto na relação pedagógica e sobre educar para o desenvolvimento ou para o conhecimento têm constituído o panorama de fundo sobre o qual se constroem as propostas em Educação Infantil.

II. referencial é uma proposta fechada, inflexível e obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais.

III. há práticas que privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva.

IV. em concepções mais abrangentes, os cuidados são compreendidos como aqueles referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeiras que possibilitem a exploração e a descoberta.

É correto o que está contido em

#Questão 168001 - Pedagogia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica I

Pensando na importância do jogo infantil para o desenvolvimento da criança na faixa etária de 0 a 6 anos, analise as assertivas abaixo.

I. Os primeiros jogos de regras são valiosos para o desenvolvimento de capacidades corporais de equilíbrio e coordenação, mas trazem também a oportunidade, para as crianças, das primeiras situações competitivas, em que suas habilidades poderão ser valorizadas de acordo com os objetivos do jogo.

II. É muito importante que o professor não se envolva nos conflitos que possam surgir nessas situações, ajudando as crianças a desenvolver uma atitude de competição.

III. Nesta faixa etária, o professor é quem ajudará as crianças a combinar e cumprir regras, desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação tão necessárias, mais tarde, no desenvolvimento das habilidades desportivas.

IV. As brincadeiras e jogos envolvem a descoberta e a exploração de capacidades físicas e a expressão de emoções, afetos e sentimentos. Além de alegria e prazer, algumas vezes a exposição de seu corpo e de seus movimentos podem gerar vergonha, medo ou raiva. Isso também precisa ser considerado pelo professor para que ele possa ajudar as crianças a lidar de forma positiva com limites e possibilidades do próprio corpo.

É correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis