Questões de Pedagogia do ano 2011

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2011

Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.

Define-se educação como a transmissão integrada da cultura em todos os seus aspectos, mediante a utilização de método pedagógico que decorrerá das condições culturais e materiais de determinada sociedade.

Thoma (in Skliar, 2005) apresenta depoimento de uma intérprete de LIBRAS, que afirma: Eu vejo que ser surdo é uma condição social. Não tem nada a ver com perda, com não perda. É uma questão de identidade. Ele é assim... . Nesse depoimento, está presente uma representação de surdo como

Segundo Perrenoud (2000), enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão é um dos dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua das professoras e dos professores da educação básica. Faz parte dessa competência:

I. prevenir a violência na escola e fora dela e lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.

II. organizar e fazer ouvir, no âmbito da escola, o protagonismo juvenil e utilizar as ferramentas multimídia no ensino.

III. desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça e participar da criação de regras de vida comum.

IV. administrar a homogeneidade no âmbito de uma turma e suscitar o desejo de exercer a cidadania.

Está correto o apresentado APENAS em

As atividades culturais e de lazer e a formação tecnoprofissional desenvolvidas pelo sistema S, vêm sendo ofertadas com maior intensidade a partir do início da primeira década do terceiro milênio. O aumento de tais demandas passa a exigir:

1. Ações complementares entre governo e iniciativa privada.

2. Criação de novo tributo sobre as empresas, aumentando o repasse para o sistema S.

3. Estatização de todo processo de formação e qualificação da força de trabalho.

Está(ão) correta(s)

O MEC, através de sua política do livro didático para o Ensino Médio, explicita os impactos e transformações que espera ver alcançados com sua implementação, destacando:

1. A homogeneização no trato dos conteúdos contidos nos livros didáticos, com a finalidade de garantir uma unidade nacional como condição à elevação dos índices de qualidade da educação brasileira.

2. O compromisso com a universalização do acesso e permanência dos adolescentes de 15 a 17 anos no Ensino Médio.

3. A consolidação da identidade dessa etapa educacional, considerando a diversidade de sujeitos, a oferta de aprendizagem significativa para jovens e adultos.

4. O reconhecimento e a priorização da interlocução com as culturas juvenis.

5. A superação das desigualdades regionais mediante o trato de conteúdos indispensáveis à formação dos alunos.

Estão corretas apenas

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