Questões de Pedagogia do ano 2011

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2011

Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a concepção contemporânea de pedagogia empresarial, a atuação do pedagogo deve estar articulada à dos demais profissionais da área de gestão, a fim de favorecer a elaboração e a consolidação de planos, projetos e ações da organização que visem ao desenvolvimento de competências e à melhoria do desempenho dos funcionários.

Considerando que a atuação do pedagogo nas organizações é decisiva para o sucesso de uma atividade educativa ou de um treinamento, julgue os itens a seguir.

No contexto organizacional, a manutenção de rotinas é essencial para a efetividade dos programas de treinamento, razão por que se deve evitar o constante estímulo à capacidade de inovação e à criatividade dos funcionários.

Julgue os próximos itens, referentes a educação corporativa e a gestão de pessoas.

A educação corporativa, dado o seu caráter intencional e abrangente, é fundamental para a gestão de competências individuais, grupais e organizacionais.

Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos.

O diagnóstico organizacional fornece informações relevantes para a elaboração do planejamento da organização, contribuindo para o processo decisório e a realização das mudanças desejadas.

Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.

Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

Um dos professores respondeu que essa lei só dificultou mais ainda a situação em sala de aula, pois até questionar a avaliação do professor agora o aluno pode. Ele se referiu ao

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III − direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

O diretor, visando a uma atuação formativa e democrática,

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