Questões de Pedagogia do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2011

Diz Jussara Luch ”que uma escola que pretenda o desenvolvimento e a formação do sujeito, atenta a esses pressupostos, vê-se constantemente na busca da superação da coisificação da avaliação historicamente implantada na nossa educação”. Para a autora, torna-se necessário:

1. Reforçar a prática da atribuição de notas ou médias, em períodos estanques e pré-determinados, classificando e selecionando os alunos, como estratégia de afirmação de uma perspectiva emancipatória de avaliar.

2. Colocar em prática o caráter ético da avaliação, não a restringido ao ato de dar notas, fazer médias, reprovar ou aprovar os alunos.

3. Avaliar, numa nova ética, que se dá de forma participativa, no sentido da construção, da conscientização, da busca da autocrítica e do autoconhecimento.

4. Reconhecer que o ato de avaliar não se constitui lugar de encontros e de desencontros, de divergências de entendimentos, pois isto negaria a prática de uma avaliação dialógica.

5. Compreender a avaliação como um espaço cotidiano rico de possibilidades de ação-reflexão-ação, em constante interação, num contínuo processo de criação e recriação dos sujeitos envolvidos no processo.

Estão corretas apenas

A educação não é preparação para a vida futura, mas deve representar a vida cotidiana. Esta afirmativa de J. Dewey inspira a metodologia por projetos, pois:

1. Promove uma educação sintonizada com as grandes transformações no mundo da produção e no mercado de trabalho.

2. Gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, possibilitando aos educandos opinar, decidir e debater as temáticas em estudo.

3. Contribui para autonomia e o compromisso social dos alunos, formando-os como sujeitos políticos coletivos.

Está(ão) correta(s)

A estratégia de realizar a sondagem dos conhecimentos

prévios dos aprendizes de um curso possibilita ao educador:

I. classificar os aprendizes em melhores ou piores.

II. planejar atividades de acordo com a capacidade

dos aprendizes.

III. propor agrupamentos diferenciados da turma de

aprendizes.

IV. facilitar a avaliação da aprendizagem dos aprendizes.

V. preparar os aprendizes para a realização de exames.

Está correto o que consta APENAS em

A forma de avaliação educacional que busca compreender os avanços e as dificuldades ao longo de um processo de aprendizagem considera o aprendiz como alguém

A videoconferência é um recurso pedagógico privilegiado na modalidade de Educação a Distância, pois

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis