Questões de Pedagogia do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2010

As atividades de Geometria devem ter caráter___________ , favorecendo, assim, a aproximação ou reaproximação ao estudo da Matemática de algum aluno que, por acaso, tenha se afastado dele por uma situação escolar anterior. (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 72)

A fração é a representação da razão entre duas grandezas. É a representação de uma relação de... (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 54)

A autora destaca a importância do aprendizado das transformações multiplicativas no desenvolvimento do pensamento proporcional e na capacidade de trabalhos com medidas, sobretudo as de áreas e de volume, justificariam por si só o desempenho do professor em aprofundar o estudo da Matemática referente ao assunto. A esse fato deve-se acrescentar o desenvolvimento do pensamento combinatório, ainda no âmbito da Psicologia. Uma abordagem bem feita do princípio multiplicativo oferecerá condições favoráveis para que o aluno da 5ª. a 8ª. série aprenda...

(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 52)

A autora considera para que a aprendizagem da Matemática aconteça,é necessário que o professor:

I- tenha um conhecimento amplo e estrutural dos conteúdos que deverão ensinar a seus alunos;

II- realize atividades com material didático e aprenda a elaborá-lo com matéria prima simples e acessível no seu ambiente social;

III -Entre em contato com as Teorias que estão sendo elaboradas sobre aprendizagem de Matemática; IV- Reflita sobre princípios metodológicos que norteiam a sua prática pedagógica.

(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 21)

Assinale a alternativa correta.

“Considera-se a Matemática como uma área do conhecimento pronta, acabada, perfeita, pertencente apenas ao mundo das idéias e cuja estrutura de sistematização serve de modelo para outras ciências. A consequência dessa visão em sala de aula é a imposição autoritária do conhecimento matemático por um professor que, supõe-se, domina e transmite a um aluno passivo, que deve moldar à autoridade da ‘perfeição científica’.”

(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991, S.Paulo, pág.15)

A autora refere-se acima:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis