Questões de Pedagogia do ano 2009

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2009

Na Educação, o conceito de multiculturalismo, enquanto campo teórico e político voltado para a valorização da pluralidade cultural e para o desafio à construção das diferenças, tem-se colocado em destaque frente à necessidade de se promover a inclusão dos sujeitos, em seu processo de aprendizagem. Na atualidade educacional, com a inclusão social preconizada na LDB/ 96, não há mais como se pensar em excluir os discentes de seu direito a ter uma educação de efetiva, garantindo-lhe o acesso, a permanência e a qualidade do ensino em nossa realidade. Faz-se mister perceber a prática pedagógica multicultural sob novos ângulos, uma vez que essa prática se constrói no discurso, causada por intenções desafiantes em torno das diferenças e preconceitos referentes. Saber lidar com as diferenças, com as diferenças das diferenças, promovendo uma educação eficaz, eficiente, efetiva e relevante, que coloca em cheque as propostas educacionais mais tradicionais, vem ao encontro dos ditames educacionais contemporâneos, possibilitando as transformações necessárias para tanto. Esse fato coloca a profissão docente no centro das atenções, desde o seu curso de formação, de sua capacitação continuada até a sua atuação como professor(a) regente de turma, em sala de aula, bem como as ações dos demais profissionais da educação dentro e fora dos muros escolares, envolvidos com a formação do cidadão e cidadã, sob a sua responsabilidade. Essas e outras razões apontam a necessidade do professor ser um profissional reflexivo. Segundo Pimenta (1998), na profissão docente há três saberes que se complementam. O primeiro está ligado ao saber adquirido no espaço da docência e com a prática, buscando a superação dos problemas cotidianos; o segundo, trabalhar com as informações, classificando-as, analisando-as e contextualizando-as e o terceiro, tem a ver com técnica, como se fossem receitas desarticuladas da realidade e sem a devida contextualização e atualização. Esses saberes são denominados como saber

Enquanto ferramenta, o planejamento estratégico possibilita organicidade, dinamicidade e contribui para melhorar qualidade da intervenção de diversos profissionais que trabalham na área da violência contra a mulher, crianças, adolescentes e jovens, proporcionando mais objetividade, racionalidade e direcionamento ao trabalho proposto. Como um instrumento de ação, deve estar atrelado à modernização, pois possibilita maior e melhor modo de intervenção na realidade, de forma mais instrumentalizada e capacitada, auxiliando em como se deve promover o enfrentamento das questões, que afligem os vitimizados pela violência. Como instrumento de intervenção, o planejamento estratégico busca alcançar a efetivação de melhores resultados, a obtenção de soluções alternativas para os processos decisórios, assim como a redução de riscos e incertezas. Possibilita estabelecer propostas e projetos de atuação, ajudando a definir ações e metas objetivas, propondo desafios desejáveis de serem alcançados. Planejar significa pensar o futuro, portanto é preciso se organizar. Em Vasconcellos (2000), vemos que a realidade não se dá a conhecer explícita e diretamente, que somente o “esforço de decifração e interpretação visa a apreender o dinamismo do real já configurado, tendo em vista nele entrar, seja no sentido de usufruir, seja de transformar”. Para que haja um planejamento comprometido com o real, deve-se levar em conta as experiências anteriores e o engajamento futuro dos sujeitos para que se possa realizar as ações de forma relevante. Logo, para o autor, ao se planejar, deve-se levar em consideração as experiências anteriormente vividas pelo docente, assim como o engajamento para que se torne viável de acontecer. Por isso, ele diz que, para se planejar, é importante e necessário

LIBÂNEO (1999), em seu livro “Pedagogia e Pedagogos para que”?, nos fala que a educação é um fenômeno/prática social a ser compreendida no quadro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. Defende, também, que as práticas educativas não se restringem apenas à escola ou à família, podendo ocorrer em todos os âmbitos e contextos da vida individual e social humana, institucionalizados ou não, nas mais variadas modalidades de ensino. Para Libâneo, o objeto de estudo da Pedagogia é constituído por esses processos, enquanto espaço próprio de investigação. Apresenta a Pedagogia como ciência que estuda as práticas educativas, com vista a explicitar finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a educação. Segundo o autor, o pedagógico da ação educativa se expressa, justamente

O Art. 2º, da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, aponta que a educação é dever da família e do Estado, devendo focar o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, bem como a sua qualificação para o trabalho. Esse fato coloca em destaque os(as)

O ato de planejar não faz parte exclusiva da ação educacional. Em vez desse pensamento, sabe-se que todos os setores devem planejar seus trabalhos. Ao planejá-los, devem ser analisadas tanto as restrições, impedimentos e falhas quanto os acertos, facilidades e sucessos, compondo-se a trajetória do processo. Para Gandin (1994), o planejamento participativo parte da leitura do nosso mundo que é injusta, pois falta a participação em todos os níveis e aspectos da atividade humana, instaurando-se a injustiça social, pela própria dificuldade de participação de todos no poder. O autor aponta que o planejamento participativo, enquanto instrumento e metodologia, é um processo técnico que abre espaços especiais para a questão política, valorizando as questões da missão, da qualidade e da participação, assumindo um caráter de proposta prospectiva para a instituição que se planeja. Perrenoud e Thurler (2000) propõem se desenvolver o trabalho pedagógico a partir de “uma situação-problema, uma vez que ela nos leva a nos desafiar para uma realização, de um lado, estruturada pelas coordenadas que lhe dão possibilidade e, de outro, que se expressa aqui e agora”, ou seja, ao se propor a realização de uma atividade, que envolva urna situação-problema, “supõe-se considerar algo em uma certa direção ou norte”. Para os autores, acima citados, “as situações-problemas se caracterizam por recortes de um domínio complexo, cuja realização implica mobilizar recursos, tomar decisões e ativar esquemas.(...) A aprendizagem, que constitui o verdadeiro objetivo da situaçãoproblema, se dá ao vencer o obstáculo na realização da tarefa”. Portanto, as situações-problemas, propostas no trabalho cotidiano da sala de aula, têm de ser acompanhadas e avaliadas, uma vez que é uma situação didática, na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar

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