Questões de Pedagogia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2009

A psicologia da saúde tem-se fortalecido no reconhecimento da interferência de variáveis comportamentais, cognitivas e afetivas acerca da etiologia, do curso e do enfrentamento das doenças orgânicas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

As propostas de humanização do atendimento à saúde e a implementação de ambientes ecológicos de tratamento médico que visam atender às necessidades psicossociais de crianças em tratamento não permitem afirmar que as intervenções planejadas visando à relação saúde-doença constituam intervenções no processo de desenvolvimento infantil.

A psicologia da saúde tem-se fortalecido no reconhecimento da interferência de variáveis comportamentais, cognitivas e afetivas acerca da etiologia, do curso e do enfrentamento das doenças orgânicas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Segundo os pressupostos atualmente utilizados na psicologia da saúde, saúde e doença são concebidas como elementos essenciais do sistema de relacionamento do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a sociedade como um todo.

Com relação aos procedimentos de avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.

As escalas de inteligência e o exame gestáltico visomotor têm sido técnicas de uso constante na avaliação psicológica de crianças com dificuldades de aprendizagem.

Com relação aos procedimentos de avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.

A hora do jogo diagnóstica pode apontar importantes indicadores para o psicodiagnóstico, como, por exemplo, a escolha dos brinquedos e das brincadeiras, as modalidades de brincadeiras, a personificação através do brincar, a motricidade, a criatividade, a capacidade sintática, a tolerância à frustração, as noções de tempo e espaço.

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.

Para Piaget, os quatro processos que caracterizam a revolução intelectual do período sensório-motor são: o esquema prático do objeto, a evolução do espaço prático, a causalidade e a objetivação das séries temporais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis