Questões de Pedagogia do ano 2009

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2009

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A trajetória formativa do psicólogo escolar deve continuar após a graduação, visando alternativas de formação continuada que respondam às necessidades específicas do cotidiano no qual o psicólogo está inserido.

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A atenção aos processos de desenvolvimento adulto possibilitados pelo acesso à educação superior se constitui em um amplo campo de atuação do psicólogo escolar.

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A atuação do psicólogo escolar na educação superior, por estar se consolidando contemporaneamente, não utiliza as formas de atuação tradicionais, que têm foco prioritário no acompanhamento e atendimento aos estudantes.

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A educação superior, enquanto contexto de pesquisa e de atuação, é pouco explorada pela psicologia escolar.

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos, têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso, que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da realidade escolar e social, com maiores aproximações às especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Em sua atuação, é importante que o psicólogo escolar, ao assessorar o professor, considere sempre a especificidade da relação educativa de modo a não transformar o discurso pedagógico em um discurso psicológico ou psicanalítico.

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