Questões de Pedagogia do ano 2009

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2009

A diversificação institucional do sistema de ensino superior tem propiciado o aparecimento de novos atores políticos e uma fragmentação e organização de seus órgãos representativos. Com relação aos órgãos representativos das IES, julgue os itens seguintes.

São exemplos de organismos não governamentais que atuam em âmbito nacional, representativos das IES, e que, de forma direta ou indireta, intervêm nos rumos da política do ensino superior: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES), Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU).

A diversificação institucional do sistema de ensino superior tem propiciado o aparecimento de novos atores políticos e uma fragmentação e organização de seus órgãos representativos. Com relação aos órgãos representativos das IES, julgue os itens seguintes.

A natureza e composição dos associados dessas organizações têm conduzido a duas formas básicas de atuação: enquanto as organizações que representam instituições de uma única categoria (pública ou privada) têm como objetivo reforçar a sua identidade e os seus interesses específicos, as outras (integradas por representantes de ambas categorias) buscam construir estratégias e planos de ação que atendam aos interesses gerais dos seus associados.

Julgue os itens a seguir, a respeito de diferenciação e diversificação das IES.

A diferenciação diz respeito ao montante de recursos que uma instituição pode receber, caso ofereça cursos de pósgraduação stricto sensu, com o objetivo de ampliar o número de mestres e doutores no país; a diversificação refere-se à autonomia que estas instituições possuem para estabelecer parte do currículo dos seus cursos de pós-graduação.

Julgue os itens a seguir, a respeito de diferenciação e diversificação das IES.

Diferenciação refere-se à necessidade de rever o modelo de ensino superior brasileiro, baseado no princípio da indissociação entre ensino, pesquisa e extensão, apontando para um modelo dual: universidades de pesquisa e universidades de ensino; diversificação refere-se à necessidade de se buscar diferentes fontes de financiamento para a educação superior, como, por exemplo, a possibilidade de concorrer com o mercado em relação a produtos, patentes, consultorias e de cobrar determinados serviços prestados pela instituição.

Julgue os itens a seguir, a respeito de diferenciação e diversificação das IES.

A diferenciação é um dispositivo previsto em lei que dá autonomia às IES, públicas ou privadas, para o uso de recursos públicos no investimento em infraestrutura; a diversificação, também um dispositivo previsto em lei, permite que 25% da carga horária das disciplinas do currículo dos cursos de graduação seja oferecida na modalidade a distância.

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